No estágio podemos participar um pouco do cotidiano escolar. Além de perceber como será nossas vidas em sala de aula no papel de professor. Digo que já deu para notar que não será nada fácil, mas como o que vem fácil não damos o devido valor... O jeito é estudar mais, conhecer o que os pensadores da educação falam para nos auxiliar em sala e sempre trabalhar com amor, pois não temos carrinho pelo que se faz, seremos tudo o que rejeitamos.
É muito difícil pensar na possibilidade de educar, fora de uma realidade e de uma situação concreta. Portanto no período oferecido para o estágio, torna-se necessário para uma real formação pedagógica. Nesses momentos é que podemos incluir o que aprendemos na teoria, e vivenciamos como realmente é o funcionamento de uma escola, dos professores, dos alunos e de uma aula. Podemos observar também que, muitas vezes o que planejamos não sai como deveria, ou não é recebido da forma que queremos. Nessas horas é necessário que tenhamos sempre uma forma diferente para agradar ou atrair os alunos, a famosa "carta na manga". Concluímos que só se aprende com a prática. E ainda teremos muitas "surpresas" na nossa vida docente.
Certa vez fui perguntado, ainda no ensino fundamental, por uma professora qual profissão eu gostaria de ter quando adulto. De imediato respondi que gostaria de ser professor, como ela. Inquieta ela me perguntou o motivo de minha escolha. Com a mesma emoção de quem responde quando fala de seu ídolo, a respondi dizendo que gostaria de construir sonhos como ela. Com a prática do estágio pude obter uma visão, que antes era apenas de aluno, agora sendo de professor. A vida não é justa, mas mesma assim é boa. Tenho convicção que o que passei no estágio nem sempre será a realidade que irei encarar algum dia, mas sinto-me preparado pra encarar a vida de frente. Nesses dois anos de estágio pude perceber o quanto é fundamental o trabalho de um professor na vida. Eles (agora nós) são os primeiros referenciais da vida de uma pessoa longe da família. Somos construtores de sonhos, e portanto, semeadores da vida. Termino pedindo emprestada as palavras de Fernando Pessoa: " Tenho em mim todos os sonhos do Mundo."
A experiência do estágio foi fundamental para compreender o verdadeiro sentido do papel do professor na sala de aula: “A mente do aluno não é um vaso que se deve encher, mas, uma lareira que se deve ascender.” (Plutarco)
Para aprender é necessário o exercício da prática. E na profissão de professor não é diferente, pois a aprendizagem de qualquer profissão se inicia a partir da observação, e muitas vezes reelaborar os modelos que consideramos que sejam os melhores.
Durante os quatros período em quem fiz o estagio, pude perceber e vivenciar as expectativas de ser um professor, todas as alegrias, quando nós professores vimos o nosso trabalho reconhecido, principalmente quando tomamos a dimensão que éramos ali um exemplo para aqueles alunos, que tínhamos um poder muito grande em nossas mãos em educá-los em transmitir conhecimento, valores e que éramos influenciadores de suas opiniões, da mesma forma que tomamos a dimensão de como e duro e árduo o trabalho de um professor, de como pode ser desgastante e stressante essa profissão. Porém, em uma avaliação geral, sobretudo era gratificante todo o esforço. Sâmella Paes
O estágio apesar de ser uma disciplina obrigatória na matriz curricular dos cursos de licenciatura, o consideramos de grande importância para nossa futura vida profissional, pois foi possível por meio dele verificarmos a rotina, o ambiente e as relações nas escolas em que estagiamos e experimentarmos um pouco da relação aluno/professor. Estagiamos em duas escolas do Município de São Fidélis-RJ, uma da esfera estadual e outra municipal. Em ambas fomos muito bem recebidas e sem maiores dificuldades de acesso. Tanto na escola municipal quanto na estadual, observamos que possuem uma boa estrutura física, estando as mesmas bem conservadas e limpas. E também conseguimos perceber um bom entrosamento entre os funcionários e os estudantes. Concluímos então, que o estágio foi de grande relevância para nós, futuras educadoras!! Maria Lucy e Thaís Larissa
As experiências vivenciadas no estágio foram de grande importância para a formação no curso de licenciatura. Foi possível perceber a realidade da escola, através da observação do cotidiano e das problemáticas que envolvem a educação com um olhar mais criterioso e real sobre a postura do professor e dos alunos, saindo um pouco do campo teórico. Além disso, no 7º período do curso de licenciatura, tivemos que participar mais ativamente das aulas, ajudando o professor tirando dúvidas, auxiliando na aplicação de testes, nos aproximando ainda mais da profissão e tendo maior dimensão sobre os desafios e glórias do cotidiano escolar.
O estágio em si é muito importante para a formação, ir a campo e descobrir como é a realidade escolar fora do nosso ambiente universitário. Ele representa a prática como ponto de partida, fazendo com que o novo profissional que aí surge já se atente aos problemas e aos anseios decorrentes da sua área de atuação. Assim, os saberes que começam a ser construídos nos espaços da experiência, vão se aliando aos saberes pedagógicos e aos saberes específicos, mostrando a importância da relação teoria/prática na formação de um profissional.
Como primeiro contato com alunos de ensino fundamental, a experiência de estágio foi bem diferente, mas no sentido positivo, uma vez que, quando o estagiário é inserido num meio diferente da sua realidade, este, por sua vez, sofre uma reformulação de suas ideias, conceitos e atitudes. Ressaltando que não é somente o aluno que aprende, sendo este o objetivo principal, mas com certeza o professor estagiário também aprende e, a medida que este se relaciona com os alunos, cria-se um vínculo onde, a relação professor-aluno, passa a ser de colaboração mútua, e não somente de transferência de conhecimento. Já o fato referente à aplicação dos conceitos pedagógicos na prática, posso dizer que muitas das teorias aprendidas são aplicadas, mesmo que com resultados diferentes dos esperados. Isso se deve, na maioria das vezes, ao fato de que cada indivíduo possui sua forma de aprender e, com certeza, sua forma de se expressar diante o professor, sendo este o principal mediador entre aluno e conhecimento. Sendo assim, muitas das coisas que aprendemos na teoria diferem na prática, devido, principalmente, ao meio ao qual os alunos estão inseridos. Por fim, o estágio possibilitou uma experiência nova e satisfatória, podendo ser visto, principalmente, como preparo para aulas futuras em outras turmas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNo estágio podemos participar um pouco do cotidiano escolar. Além de perceber como será nossas vidas em sala de aula no papel de professor.
ResponderExcluirDigo que já deu para notar que não será nada fácil, mas como o que vem fácil não damos o devido valor... O jeito é estudar mais, conhecer o que os pensadores da educação falam para nos auxiliar em sala e sempre trabalhar com amor, pois não temos carrinho pelo que se faz, seremos tudo o que rejeitamos.
Abraços
Renata Barreto
É muito difícil pensar na possibilidade de educar, fora de uma realidade e de uma situação concreta. Portanto no período oferecido para o estágio, torna-se necessário para uma real formação pedagógica. Nesses momentos é que podemos incluir o que aprendemos na teoria, e vivenciamos como realmente é o funcionamento de uma escola, dos professores, dos alunos e de uma aula.
ResponderExcluirPodemos observar também que, muitas vezes o que planejamos não sai como deveria, ou não é recebido da forma que queremos. Nessas horas é necessário que tenhamos sempre uma forma diferente para agradar ou atrair os alunos, a famosa "carta na manga".
Concluímos que só se aprende com a prática. E ainda teremos muitas "surpresas" na nossa vida docente.
Thássia Nunes.
Certa vez fui perguntado, ainda no ensino fundamental, por uma professora qual profissão eu gostaria de ter quando adulto. De imediato respondi que gostaria de ser professor, como ela. Inquieta ela me perguntou o motivo de minha escolha. Com a mesma emoção de quem responde quando fala de seu ídolo, a respondi dizendo que gostaria de construir sonhos como ela.
ResponderExcluirCom a prática do estágio pude obter uma visão, que antes era apenas de aluno, agora sendo de professor. A vida não é justa, mas mesma assim é boa. Tenho convicção que o que passei no estágio nem sempre será a realidade que irei encarar algum dia, mas sinto-me preparado pra encarar a vida de frente. Nesses dois anos de estágio pude perceber o quanto é fundamental o trabalho de um professor na vida. Eles (agora nós) são os primeiros referenciais da vida de uma pessoa longe da família. Somos construtores de sonhos, e portanto, semeadores da vida.
Termino pedindo emprestada as palavras de Fernando Pessoa: " Tenho em mim todos os sonhos do Mundo."
Bruno Navarro
A experiência do estágio foi fundamental para compreender o verdadeiro sentido do papel do professor na sala de aula: “A mente do aluno não é um vaso que se deve encher, mas, uma lareira que se deve ascender.” (Plutarco)
ResponderExcluirPara aprender é necessário o exercício da prática. E na profissão de professor não é diferente, pois a aprendizagem de qualquer profissão se inicia a partir da observação, e muitas vezes reelaborar os modelos que consideramos que sejam os melhores.
ResponderExcluirDurante os quatros período em quem fiz o estagio, pude perceber e vivenciar as expectativas de ser um professor, todas as alegrias, quando nós professores vimos o nosso trabalho reconhecido, principalmente quando tomamos a dimensão que éramos ali um exemplo para aqueles alunos, que tínhamos um poder muito grande em nossas mãos em educá-los em transmitir conhecimento, valores e que éramos influenciadores de suas opiniões, da mesma forma que tomamos a dimensão de como e duro e árduo o trabalho de um professor, de como pode ser desgastante e stressante essa profissão. Porém, em uma avaliação geral, sobretudo era gratificante todo o esforço.
ResponderExcluirSâmella Paes
O estágio apesar de ser uma disciplina obrigatória na matriz curricular dos cursos de licenciatura, o consideramos de grande importância para nossa futura vida profissional, pois foi possível por meio dele verificarmos a rotina, o ambiente e as relações nas escolas em que estagiamos e experimentarmos um pouco da relação aluno/professor. Estagiamos em duas escolas do Município de São Fidélis-RJ, uma da esfera estadual e outra municipal. Em ambas fomos muito bem recebidas e sem maiores dificuldades de acesso. Tanto na escola municipal quanto na estadual, observamos que possuem uma boa estrutura física, estando as mesmas bem conservadas e limpas. E também conseguimos perceber um bom entrosamento entre os funcionários e os estudantes. Concluímos então, que o estágio foi de grande relevância para nós, futuras educadoras!!
ResponderExcluirMaria Lucy e Thaís Larissa
As experiências vivenciadas no estágio foram de grande importância para a formação no curso de licenciatura. Foi possível perceber a realidade da escola, através da observação do cotidiano e das problemáticas que envolvem a educação com um olhar mais criterioso e real sobre a postura do professor e dos alunos, saindo um pouco do campo teórico. Além disso, no 7º período do curso de licenciatura, tivemos que participar mais ativamente das aulas, ajudando o professor tirando dúvidas, auxiliando na aplicação de testes, nos aproximando ainda mais da profissão e tendo maior dimensão sobre os desafios e glórias do cotidiano escolar.
ResponderExcluirTayná Simões
O estágio em si é muito importante para a formação, ir a campo e descobrir como é a realidade escolar fora do nosso ambiente universitário. Ele representa a prática como ponto de partida, fazendo com que o novo profissional que aí surge já se atente aos problemas e aos anseios decorrentes da sua área de atuação.
ResponderExcluirAssim, os saberes que começam a ser construídos nos espaços da experiência, vão se aliando aos saberes pedagógicos e aos saberes específicos, mostrando a importância da relação teoria/prática na formação de um profissional.
Como primeiro contato com alunos de ensino fundamental, a experiência de estágio foi bem diferente, mas no sentido positivo, uma vez que, quando o estagiário é inserido num meio diferente da sua realidade, este, por sua vez, sofre uma reformulação de suas ideias, conceitos e atitudes. Ressaltando que não é somente o aluno que aprende, sendo este o objetivo principal, mas com certeza o professor estagiário também aprende e, a medida que este se relaciona com os alunos, cria-se um vínculo onde, a relação professor-aluno, passa a ser de colaboração mútua, e não somente de transferência de conhecimento.
ResponderExcluirJá o fato referente à aplicação dos conceitos pedagógicos na prática, posso dizer que muitas das teorias aprendidas são aplicadas, mesmo que com resultados diferentes dos esperados. Isso se deve, na maioria das vezes, ao fato de que cada indivíduo possui sua forma de aprender e, com certeza, sua forma de se expressar diante o professor, sendo este o principal mediador entre aluno e conhecimento. Sendo assim, muitas das coisas que aprendemos na teoria diferem na prática, devido, principalmente, ao meio ao qual os alunos estão inseridos.
Por fim, o estágio possibilitou uma experiência nova e satisfatória, podendo ser visto, principalmente, como preparo para aulas futuras em outras turmas.