A experiência de estágio foi muito legal. Com ela pude entrar um pouco mais no universo dos professores e conhcer também os alunos. Conhecer a forma deles de pensar, de agir, de falar, de se relacionar e a forma deles de aprender. Na prática, acabamos observando que nem sempre conseguimos encaixar as teorias. Uma aula preparada para ser "avaliada", na maioria das vezes, é muito diferente das aulas que os prfessores dão para seus alunos no dia-a-dia, pois como sabemos, o professor tem uma carga horária muito extensa, as turmas geralmente são muito grandes e não dá tempo, por exemplo, de preparar uma contextualização inicial para suas aulas(na maioria das aulas que observei, os professores não apresentavam uma contextualização inicial). Contudo, a aula dada (primeiro exercício de docência) foi muito proveitosa, gostei muito! Os alunos estavam bastante atentos e envolvidos com a aula. Tive nenhuma decepção, tudo saiu como esperado. Assim, durante meu trabalho de professora, gostaria de repetir aulas conforme a que dei, aulas bastante dinâmicas, mas não sei se teria tempo para preparar; a preparação da minha aula me tomou bastante tempo. Entretanto, me esforçarei ao máximo quando for professora, para dar aulas diferenciadas. Não pretendo fazer como uma das professoras que observei que quando chegava na sala de aula de aula, mal sabia o conteúdo que iria trabalhar naquele dia, pois só acompanhava o livro e após a aula fechava-o e ia embora. Assim, o período de estágio é muito importante para todos nós licenciandos. Observamos coias ruins que pretendemos não repetir, mas também observamos muitas coisas boas que farão toda diferença em nossa prática docênte e que nos estimulam a continuarmos nessa caminhada.
O estágio é uma experiência muito interessante. Em que podemos observar como de fato a educação acontece, como a teoria é aplicada na prática, através do nosso primeiro contato com a docência. O estágio foi satisfatório e através dele foi possível perceber como os alunos de hoje são bem diferentes da minha época, como os professores e os alunos se interagem e a maneira de lecionar de cada professor observado. Aprendi que hoje em dia com todas as tecnologias os alunos precisam de algo que chame a atenção deles para o conteúdo, e que os professores precisam fazer isso de alguma forma. Em algumas situações a prática é diferente da teoria, as turmas, por exemplo, geralmente são agitadas e muitas vezes não e possível aplicar o que está na teria com aquela turma, então acho que teria de adaptar a teoria a prática, a realidade da escola e da turma. Através do exercício da docência que pode se considerar que ocorreu de forma tranquila, compreendi como os alunos se interessam por aulas que despertam a curiosidade deles e gostaria de dar aulas parecidas com a que dei no estágio durante o meu trabalho de professora, porém não sei se teria tempo, percebi que através de aulas dinâmicas e contextualizadas é possível formar alunos críticos e despertar neles o interesse de buscar cada dia mais o conhecimento. Franciele Pereira
Minha experiência de estágio, no 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal, foi, inicialmente, surpreendente. Não imaginei que a educação estava tão debilitada desde a época que eu estudava neste período. O comportamento dos alunos é bem diferente de quando eu estudava, são mais impetuosos, mais donos de si, respeitam, ou melhor, não respeitam os professores... Enfim, realmente surpreendente! Os professores, por sua vez, continuam tratando a educação da mesma maneira que tratavam antes mesmo de eu começar a estudar. Nesse sentido, posso afirmar que, tudo que a teoria dizia sobre a decadência do ensino é real e muito mais grave que eu poderia pensar. Dessa maneira sim, o estágio pode ser satisfatório, correspondendo a tudo o que a teoria me relatava. Nesse estágio, aprendia que a prática educativa não estando aliada a educação é sem forma e vazia, uma depende da outra para formar pessoas com pensamento e atitude crítica. A prática não pode ser diferente da teoria, ambas se complementam, não havendo prática, não há teoria e, não havendo teoria, não há prática suficiente que suporte os desafios de uma profissão capaz de ser transformadora para toda a sociedade. Aprendi que é possível atrelar, articular teorias pedagógicas com o cotidiano escolar para que nossa educação tenha qualidade. Quanto ao meu primeiro exercício de docência, eu poderia dizer que foi tranquilo, apesar de toda a agitação dos alunos, consegui alcançar os objetivos aos quais me propus, os alunos gostaram muito de minha aula, queriam que eu continuasse com eles, isso foi maravilhoso para mim, o que me estimula a seguir numa linha de aprendizagem significativa quando for trabalhar como professora, dando aulas não como as que eu dei, mas melhores, procurando apresentar meu trabalho da melhor forma possível e ensinar de maneira eficiente e eficaz. Renata Pegoral Amélia.
A experiência de estágio no ensino fundamental foi muito boa e satisfatória. Lá na escola-campo pude ver o comportamento dos alunos e o dia-a-dia deles nas aulas. E por ser uma escola particular, achei que foi mais tranquilo do que esperava. Neste estágio, aprendi que saber dominar uma turma e prender a atenção dos alunos não são tarefas fáceis, mas quando se consegue isso, a aula flui normalmente e o professor consegue dar sua aula com mais facilidade. As teorias pedagógicas auxiliam a prática, mas a experiência ajuda também. Apesar disso, não consegui visualizar muito bem as teorias na sala de aula. A minha primeira aula foi boa, consegui passar o conteúdo que pretendia e os alunos ajudaram se comportando na aula. Este tipo de aula, é muito bom porque os alunos se interessam bastante. Sempre que tiver oportunidade, darei aulas como a do estágio.
Minha experiência de estágio no ensino fundamental foi muito satisfatória e importante, pois tive a oportunidade de observar a forma de relacionamento entre professores e alunos nos dias de hoje, a forma de agir e pensar dos alunos, que por sinal difere muito da minha época, além de, poder observar e refletir a cerca do que realmente funciona e do que não funciona na prática. Com isso aprendi que, como professores, devemos sempre ter em mente um segundo plano, pois muitas das vezes as aulas não saem da maneira que planejamos, ou não é recebida da maneira que gostaríamos. Apesar de ter em mente, e ter verificado no estágio que teoria e prática caminham juntas, que não há teoria sem a prática, foi um pouco complicado de eu articular as teorias pedagógicas com o cotidiano escolar, acredito que foi pelo fato de ter sido o meu primeiro exercício da docência. Mas, contudo, a minha primeira aula foi tranquila, consegui passar todo o conteúdo pretendido de forma dinâmica, diferente da que os alunos estavam acostumados a ter diariamente, visto que a professora ficava muito presa ao livro, não procurava inovar. Gostaria de aplicar aulas deste tipo sempre que possível, pois torna-se uma maneira de despertar mais a atenção e o interesse dos alunos para o assunto a ser abordado, apesar de ser ciente que a rotina de um professor é um pouco atordoada, já que muitos trabalham em muitas escolas, lecionando em turmas muito lotadas, pretendo me esforçar ao máximo para dar aulas diferenciadas e dinâmicas, pois é muito gratificante para um professor saber que conseguiu fazer com que a turma aprendesse um conteúdo, alcançasse o objetivo almejado, e além de tudo poder ver aqueles olhinhos brilhando de entusiasmo ao término da aula.
A experiência que obtive com o estágio no 5º período foi bem proveitosa e satisfatória para a minha formação, pois pude ver de perto o comportamento e o interesse dos alunos, as atitudes e a forma como a professora mediava a aula, a interação que havia entre professor-aluno, além de vivenciar práticas essenciais, onde aprendi que o educador é antes de tudo, um fundador de mundos, mediador de esperanças, daí a importância desse trabalho, resignificando a nossa prática diária. Em alguns momentos consegui observar a teoria com a prática, estas são realmente um comprometimento de ações, onde contribuem para uma aprendizagem significativa. Entendo que na realidade é muito difícil seguir a teoria a risca, porém vejo que devemos fazer o possível para que as duas aconteçam juntamente no cotidiano escolar; pois não basta desequilibrar. Cabe ao educador instrumentalizar o reequilíbrio das duas. Neste sentido, afirmo que o primeiro exercício da docência foi tranquilo, obtive auxílio da professora, embora tenha ficado um pouco inseguro e nervoso no início da aula, mas entendo que isso também faça parte do processo de formação do nosso curso de Licenciatura. A turma mostrou-se interessada e participativa e acredito que por ter sido uma aula diferente e dinâmica, o que fez com que despertasse essa iniciativa neles, já que se mostrava contrário às aulas do dia-a-dia da professora. Eu certamente repetirei essas aulas durante o meu futuro trabalho como professor, embora acredito que seja difícil, pois é preciso tempo para planejar cada aula de forma adequada e de qualidade, tornando-a atrativa para os alunos, mas tentarei; já que é um desafio de todo educador na construção de conhecer o que se planeja.
Minha experiência de estágio foi satisfatória, uma vez que demonstrou a realidade de uma sala de aula, sendo esta muito diferente das teorias pedagógicas. O professor, muitas vezes fica desmotivado a inovar, a preparar uma aula que possa atrair o aluno de alguma forma. Essa desmotivação pode estar relacionada tanto com a desvalorização da profissão, quanto com o comodismo. O estágio é muito importante, pois nos dá uma idéia de como abordar tal assunto de forma que o aluno se sinta interessado. O meu primeiro exercício de docência foi tranqüilo, no sentido de que consegui atrair a atenção dos alunos por meio da contextualização inicial, articulando as tecnologias pedagógicas, sendo mais fácil explicar o conteúdo. Durante o meu trabalho como professora, gostaria de dar aulas parecidas com a que eu dei no estágio, pois uma aula planejada é muito mais proveitosa, planejando podemos prever algumas perguntas, dúvidas, e a contextualização inicial desperta o aluno para tal assunto.
"O estágio foi uma experiência nova, interessante, apesar de um pouco frustrante. Aprendi coisas importantes para a prática docente. Na minha concepção a teoria pedagógica é utópica, pois o cotidiano escolar é envolvido por diversos indivíduos que modificam a realidade, é apenas um tipo ideal com inúmeras lacunas que separam o idealismo da realidade. Achei interessante o primeiro contato com os aluno, muitos mostraram-se interessados. E acho interessante que se mantenha o empenho da primeira docência e todas as outras." Cristiane A. Fernandes
A experiência do estagio foi muito interessante e satisfatória pois pude ver a realidade das turmas e a rotina do professor. Aprendi que mais do que ter conhecimento sobre disciplinas é necessário que o professor entenda a razão pela qual está trabalhando com a educação e entenda sua importância. Apesar disso, vi uma certa distância entre algumas teorias pedagógicas e a realidade escolar, vi que é muito dificil colocar essas teorias em prática. A prática não é igual a teoria, muitos fatores influenciam no cotidiano e o aluno acaba não sendo o foco principal. Meu primeiro exercício da docência foi bem legal, apesar da dificuldade e o receio que todo iniciante passa. Como professor eu gostaria que minhas aulas sejam diferentes da que dei no estagio, que sejam mais dinâmicas e consigam prender a atenção dos alunos de forma que eles aprendam.
Como primeiro contato com alunos de ensino fundamental, a experiência de estágio foi bem diferente, mas no sentido positivo, uma vez que, quando o estagiário é inserido num meio diferente da sua realidade, este, por sua vez, sofre uma reformulação de suas ideias, conceitos e atitudes. Ressaltando que não é somente o aluno que aprende, sendo este o objetivo principal, mas com certeza o professor estagiário também aprende e, a medida que este se relaciona com os alunos, cria-se um vínculo onde, a relação professor-aluno, passa a ser de colaboração mútua, e não somente de transferência de conhecimento. Já o fato referente à aplicação dos conceitos pedagógicos na prática, posso dizer que muitas das teorias aprendidas são aplicadas, mesmo que com resultados diferentes dos esperados. Isso se deve, na maioria das vezes, ao fato de que cada indivíduo possui sua forma de aprender e, com certeza, sua forma de se expressar diante o professor, sendo este o principal mediador entre aluno e conhecimento. Sendo assim, muitas das coisas que aprendemos na teoria diferem na prática, devido, principalmente, ao meio ao qual os alunos estão inseridos. Por fim, o estágio possibilitou uma experiência nova e satisfatória, podendo ser visto, principalmente, como preparo para aulas futuras em outras turmas.
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ResponderExcluirA experiência de estágio foi muito legal. Com ela pude entrar um pouco mais no universo dos professores e conhcer também os alunos. Conhecer a forma deles de pensar, de agir, de falar, de se relacionar e a forma deles de aprender.
ResponderExcluirNa prática, acabamos observando que nem sempre conseguimos encaixar as teorias. Uma aula preparada para ser "avaliada", na maioria das vezes, é muito diferente das aulas que os prfessores dão para seus alunos no dia-a-dia, pois como sabemos, o professor tem uma carga horária muito extensa, as turmas geralmente são muito grandes e não dá tempo, por exemplo, de preparar uma contextualização inicial para suas aulas(na maioria das aulas que observei, os professores não apresentavam uma contextualização inicial).
Contudo, a aula dada (primeiro exercício de docência) foi muito proveitosa, gostei muito! Os alunos estavam bastante atentos e envolvidos com a aula. Tive nenhuma decepção, tudo saiu como esperado. Assim, durante meu trabalho de professora, gostaria de repetir aulas conforme a que dei, aulas bastante dinâmicas, mas não sei se teria tempo para preparar; a preparação da minha aula me tomou bastante tempo. Entretanto, me esforçarei ao máximo quando for professora, para dar aulas diferenciadas. Não pretendo fazer como uma das professoras que observei que quando chegava na sala de aula de aula, mal sabia o conteúdo que iria trabalhar naquele dia, pois só acompanhava o livro e após a aula fechava-o e ia embora.
Assim, o período de estágio é muito importante para todos nós licenciandos. Observamos coias ruins que pretendemos não repetir, mas também observamos muitas coisas boas que farão toda diferença em nossa prática docênte e que nos estimulam a continuarmos nessa caminhada.
Clícia Gomes
O estágio é uma experiência muito interessante. Em que podemos observar como de fato a educação acontece, como a teoria é aplicada na prática, através do nosso primeiro contato com a docência. O estágio foi satisfatório e através dele foi possível perceber como os alunos de hoje são bem diferentes da minha época, como os professores e os alunos se interagem e a maneira de lecionar de cada professor observado. Aprendi que hoje em dia com todas as tecnologias os alunos precisam de algo que chame a atenção deles para o conteúdo, e que os professores precisam fazer isso de alguma forma. Em algumas situações a prática é diferente da teoria, as turmas, por exemplo, geralmente são agitadas e muitas vezes não e possível aplicar o que está na teria com aquela turma, então acho que teria de adaptar a teoria a prática, a realidade da escola e da turma. Através do exercício da docência que pode se considerar que ocorreu de forma tranquila, compreendi como os alunos se interessam por aulas que despertam a curiosidade deles e gostaria de dar aulas parecidas com a que dei no estágio durante o meu trabalho de professora, porém não sei se teria tempo, percebi que através de aulas dinâmicas e contextualizadas é possível formar alunos críticos e despertar neles o interesse de buscar cada dia mais o conhecimento.
ResponderExcluirFranciele Pereira
Minha experiência de estágio, no 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal, foi, inicialmente, surpreendente. Não imaginei que a educação estava tão debilitada desde a época que eu estudava neste período. O comportamento dos alunos é bem diferente de quando eu estudava, são mais impetuosos, mais donos de si, respeitam, ou melhor, não respeitam os professores... Enfim, realmente surpreendente! Os professores, por sua vez, continuam tratando a educação da mesma maneira que tratavam antes mesmo de eu começar a estudar.
ResponderExcluirNesse sentido, posso afirmar que, tudo que a teoria dizia sobre a decadência do ensino é real e muito mais grave que eu poderia pensar. Dessa maneira sim, o estágio pode ser satisfatório, correspondendo a tudo o que a teoria me relatava.
Nesse estágio, aprendia que a prática educativa não estando aliada a educação é sem forma e vazia, uma depende da outra para formar pessoas com pensamento e atitude crítica. A prática não pode ser diferente da teoria, ambas se complementam, não havendo prática, não há teoria e, não havendo teoria, não há prática suficiente que suporte os desafios de uma profissão capaz de ser transformadora para toda a sociedade.
Aprendi que é possível atrelar, articular teorias pedagógicas com o cotidiano escolar para que nossa educação tenha qualidade.
Quanto ao meu primeiro exercício de docência, eu poderia dizer que foi tranquilo, apesar de toda a agitação dos alunos, consegui alcançar os objetivos aos quais me propus, os alunos gostaram muito de minha aula, queriam que eu continuasse com eles, isso foi maravilhoso para mim, o que me estimula a seguir numa linha de aprendizagem significativa quando for trabalhar como professora, dando aulas não como as que eu dei, mas melhores, procurando apresentar meu trabalho da melhor forma possível e ensinar de maneira eficiente e eficaz.
Renata Pegoral Amélia.
A experiência de estágio no ensino fundamental foi muito boa e satisfatória. Lá na escola-campo pude ver o comportamento dos alunos e o dia-a-dia deles nas aulas. E por ser uma escola particular, achei que foi mais tranquilo do que esperava. Neste estágio, aprendi que saber dominar uma turma e prender a atenção dos alunos não são tarefas fáceis, mas quando se consegue isso, a aula flui normalmente e o professor consegue dar sua aula com mais facilidade.
ResponderExcluirAs teorias pedagógicas auxiliam a prática, mas a experiência ajuda também. Apesar disso, não consegui visualizar muito bem as teorias na sala de aula.
A minha primeira aula foi boa, consegui passar o conteúdo que pretendia e os alunos ajudaram se comportando na aula. Este tipo de aula, é muito bom porque os alunos se interessam bastante. Sempre que tiver oportunidade, darei aulas como a do estágio.
Minha experiência de estágio no ensino fundamental foi muito satisfatória e importante, pois tive a oportunidade de observar a forma de relacionamento entre professores e alunos nos dias de hoje, a forma de agir e pensar dos alunos, que por sinal difere muito da minha época, além de, poder observar e refletir a cerca do que realmente funciona e do que não funciona na prática. Com isso aprendi que, como professores, devemos sempre ter em mente um segundo plano, pois muitas das vezes as aulas não saem da maneira que planejamos, ou não é recebida da maneira que gostaríamos.
ResponderExcluirApesar de ter em mente, e ter verificado no estágio que teoria e prática caminham juntas, que não há teoria sem a prática, foi um pouco complicado de eu articular as teorias pedagógicas com o cotidiano escolar, acredito que foi pelo fato de ter sido o meu primeiro exercício da docência. Mas, contudo, a minha primeira aula foi tranquila, consegui passar todo o conteúdo pretendido de forma dinâmica, diferente da que os alunos estavam acostumados a ter diariamente, visto que a professora ficava muito presa ao livro, não procurava inovar. Gostaria de aplicar aulas deste tipo sempre que possível, pois torna-se uma maneira de despertar mais a atenção e o interesse dos alunos para o assunto a ser abordado, apesar de ser ciente que a rotina de um professor é um pouco atordoada, já que muitos trabalham em muitas escolas, lecionando em turmas muito lotadas, pretendo me esforçar ao máximo para dar aulas diferenciadas e dinâmicas, pois é muito gratificante para um professor saber que conseguiu fazer com que a turma aprendesse um conteúdo, alcançasse o objetivo almejado, e além de tudo poder ver aqueles olhinhos brilhando de entusiasmo ao término da aula.
A experiência que obtive com o estágio no 5º período foi bem proveitosa e satisfatória para a minha formação, pois pude ver de perto o comportamento e o interesse dos alunos, as atitudes e a forma como a professora mediava a aula, a interação que havia entre professor-aluno, além de vivenciar práticas essenciais, onde aprendi que o educador é antes de tudo, um fundador de mundos, mediador de esperanças, daí a importância desse trabalho, resignificando a nossa prática diária. Em alguns momentos consegui observar a teoria com a prática, estas são realmente um comprometimento de ações, onde contribuem para uma aprendizagem significativa.
ResponderExcluirEntendo que na realidade é muito difícil seguir a teoria a risca, porém vejo que devemos fazer o possível para que as duas aconteçam juntamente no cotidiano escolar; pois não basta desequilibrar. Cabe ao educador instrumentalizar o reequilíbrio das duas.
Neste sentido, afirmo que o primeiro exercício da docência foi tranquilo, obtive auxílio da professora, embora tenha ficado um pouco inseguro e nervoso no início da aula, mas entendo que isso também faça parte do processo de formação do nosso curso de Licenciatura.
A turma mostrou-se interessada e participativa e acredito que por ter sido uma aula diferente e dinâmica, o que fez com que despertasse essa iniciativa neles, já que se mostrava contrário às aulas do dia-a-dia da professora.
Eu certamente repetirei essas aulas durante o meu futuro trabalho como professor, embora acredito que seja difícil, pois é preciso tempo para planejar cada aula de forma adequada e de qualidade, tornando-a atrativa para os alunos, mas tentarei; já que é um desafio de todo educador na construção de conhecer o que se planeja.
Alex Fontes Aguiar
Minha experiência de estágio foi satisfatória, uma vez que demonstrou a realidade de uma sala de aula, sendo esta muito diferente das teorias pedagógicas.
ResponderExcluirO professor, muitas vezes fica desmotivado a inovar, a preparar uma aula que possa atrair o aluno de alguma forma. Essa desmotivação pode estar relacionada tanto com a desvalorização da profissão, quanto com o comodismo.
O estágio é muito importante, pois nos dá uma idéia de como abordar tal assunto de forma que o aluno se sinta interessado.
O meu primeiro exercício de docência foi tranqüilo, no sentido de que consegui atrair a atenção dos alunos por meio da contextualização inicial, articulando as tecnologias pedagógicas, sendo mais fácil explicar o conteúdo. Durante o meu trabalho como professora, gostaria de dar aulas parecidas com a que eu dei no estágio, pois uma aula planejada é muito mais proveitosa, planejando podemos prever algumas perguntas, dúvidas, e a contextualização inicial desperta o aluno para tal assunto.
Polyana Soares Barcellos.
"O estágio foi uma experiência nova, interessante, apesar de um pouco frustrante.
ResponderExcluirAprendi coisas importantes para a prática docente. Na minha concepção a teoria pedagógica
é utópica, pois o cotidiano escolar é envolvido por diversos indivíduos que modificam a realidade,
é apenas um tipo ideal com inúmeras lacunas que separam o idealismo da realidade.
Achei interessante o primeiro contato com os aluno, muitos mostraram-se interessados.
E acho interessante que se mantenha o empenho da primeira docência e todas as outras."
Cristiane A. Fernandes
A experiência do estagio foi muito interessante e satisfatória pois pude ver a realidade das turmas e a rotina do professor. Aprendi que mais do que ter conhecimento sobre disciplinas é necessário que o professor entenda a razão pela qual está trabalhando com a educação e entenda sua importância. Apesar disso, vi uma certa distância entre algumas teorias pedagógicas e a realidade escolar, vi que é muito dificil colocar essas teorias em prática. A prática não é igual a teoria, muitos fatores influenciam no cotidiano e o aluno acaba não sendo o foco principal.
ResponderExcluirMeu primeiro exercício da docência foi bem legal, apesar da dificuldade e o receio que todo iniciante passa.
Como professor eu gostaria que minhas aulas sejam diferentes da que dei no estagio, que sejam mais dinâmicas e consigam prender a atenção dos alunos de forma que eles aprendam.
Rodrigo Pereira dos Santos.
Como primeiro contato com alunos de ensino fundamental, a experiência de estágio foi bem diferente, mas no sentido positivo, uma vez que, quando o estagiário é inserido num meio diferente da sua realidade, este, por sua vez, sofre uma reformulação de suas ideias, conceitos e atitudes. Ressaltando que não é somente o aluno que aprende, sendo este o objetivo principal, mas com certeza o professor estagiário também aprende e, a medida que este se relaciona com os alunos, cria-se um vínculo onde, a relação professor-aluno, passa a ser de colaboração mútua, e não somente de transferência de conhecimento.
ResponderExcluirJá o fato referente à aplicação dos conceitos pedagógicos na prática, posso dizer que muitas das teorias aprendidas são aplicadas, mesmo que com resultados diferentes dos esperados. Isso se deve, na maioria das vezes, ao fato de que cada indivíduo possui sua forma de aprender e, com certeza, sua forma de se expressar diante o professor, sendo este o principal mediador entre aluno e conhecimento. Sendo assim, muitas das coisas que aprendemos na teoria diferem na prática, devido, principalmente, ao meio ao qual os alunos estão inseridos.
Por fim, o estágio possibilitou uma experiência nova e satisfatória, podendo ser visto, principalmente, como preparo para aulas futuras em outras turmas.