domingo, 16 de março de 2014

Noções de como trabalhar com alunos que apresentam distúrbios de aprendizagem

Dentre os vários distúrbios de aprendizagem existentes, focaremos: dislexia, disgrafia e discalculia.


DISLEXIA
Etimologicamente,
 "dislexia deriva dos conceitos “dis” (desvio) + “lexia” (leitura,  reconhecimento das palavras). 'É caracterizada por dificuldades na correção e/ou fluência na leitura de palavras e por baixa competência leitora e ortográfica. Estas dificuldades resultam tipicamente de um défice na componente fonológica da linguagem que é frequentemente imprevisto em relação a outras capacidades cognitivas e às condições educativas. Secundariamente podem surgir dificuldades de compreensão leitora, experiência de leitura reduzida que podem impedir o desenvolvimento do vocabulário e dos conhecimentos gerais.'”  (COELHO).

Para se trabalhar com alunos que apresentam este distúrbio é necessário utilizar métodos estimulantes como artes, música, recursos tecnológicos e atividades físicas. Segundo Freitas o professor poderá incluir no processo de aprendizagem algumas ferramentas para auxiliar o aluno disléxico como: 
·         Recurso multissensorial.
·         Estimular as habilidades dos alunos.
·         Desenvolver o prazer pela leitura.
·         Trabalhar com atividades que ampliem o conhecimento do vocabulário.
·         Explorar seu mundo imaginário e suas habilidades práticas e criativas
·          Elogiar sempre que merecido.
·         Posicionar o disléxico nas primeiras carteiras e garantir sempre que ele compreendeu a tarefa solicitada.
·         Estimular a organização e disciplina para o trabalho.
·         Permitir a gravação de aulas expositivas, visto que o disléxico apresenta dificuldades para anotar e prestar atenção ao mesmo tempo.
·         Dar tempo adequado dependendo do trabalho a ser realizado, o disléxico despenderá maior tempo quando o solicitado.
·         Fazer provas orais e fornecer mais tempo para as provas que exijam leitura e escrita.

DISGRAFIA


Etimologicamente
"deriva dos conceitos “dis” (desvio) + “grafia” (escrita), ou seja, é “uma perturbação de tipo funcional que afeta a qualidade da escrita do sujeito, no que se refere ao seu traçado ou à grafia.” (COELHO).
         





As crianças com disgrafia sentem constantemente dores nos braços e punho, por isso faz-se necessário fazer exercícios para desenvolver a motricidade fina. Beatriz sugere que se desenvolva atividades como:

 "flexionar os punhos lentamente; abrir e fechar as mãos, esticando os dedos; mãos abertas sobre a mesa. Abrir e fechar 5x; mão esquerda. Abrir e fechar 5x; mão direita. Abrir e fechar 5x; cotovelos apoiados na mesa. Abrir os dedos em leque e juntá-los. Mão E 5X e Mão D 5X; braços flexionados apoiados à mesa. Uma mão na frente da outra, cada toca o dedo correspondente; entrelaçar os dedos fortemente e separá-los 5X; movimentos de marionetes, rotação ao redor do pulso lento, rápido,  mão dominante, mão secundária."

            Estas atividades ajudaram o aluno a desenvolver e fortalecer sua motricidade, e consequentemente a desenvolver sua escrita.


Discalculia

Etimologicamente, "discalculia deriva dos conceitos “dis” (desvio) + “calculare” (calcular, contar), ou seja, é 'um distúrbio de aprendizagem que interfere negativamente com as competências de matemática de alunos que, noutros aspetos, são normais.' [...] Assim, trata-se de “uma desordem neurológica específica que afeta a habilidade de uma pessoa compreender e manipular números.”



Veja no vídeo abaixo alguns recursos pedagógicos para se trabalhar com alunos de tem discalculia.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Boa tarde,
    Queria alertar para o facto de estar a realizar plágio.
    Algumas partes do texto acima transcrito é da minha autoria (disponível em ebook publicado pela Universidade do Minho e/ou no livro "Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia", da Areal Editores).
    Assim, agradeço que faça a devida referência (e não apenas "COELHO").
    Grata,
    DianaTCoelho

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