Desenvolvimento
sustentável no currículo do 2° ano do Ensino Médio
Durante as missões Apollo, várias fotos foram
tiradas, mas uma em especial gerou uma grande reflexão. O nascer da Terra vista
da Lua, demonstrou, em imagem, algo que era difícil de se reconhecer: a Terra
era finita, e todas as pessoas compartilham um pequeno pedaço de rocha que
flutua em um universo sem fim.
Na
mesma época muitos dos movimentos ecológicos, ganharam força, e difundiram um
novo paradigma, sobre o papel do homem na natureza e a sua relação com os
recursos dela providos.
Reforçar esse sentimento e demonstrar, as novas
gerações, os riscos do uso sem limite dos recursos naturais é uma das funções
dos atuais educadores.
Desenvolvimento sustentável é a forma de desenvolvimento que não agride o meio
ambiente de maneira que não prejudica o desenvolvimento vindouro, ou seja, é
uma forma de desenvolver sem criar problemas que possam atrapalhar e/ou impedir
o desenvolvimento no futuro.
O desenvolvimento atual,
apesar de trazer melhorias à população, trouxe inúmeros desequilíbrios
ambientais como o aquecimento global, o efeito estufa, o degelo das calotas
polares, poluição, extinção de espécies da fauna e flora entre tantos outros. A
partir de tais problemas pensou-se em maneiras de produzir o desenvolvimento
sem que o ambiente seja degradado. Existem três colunas imprescindíveis para a
aplicação do desenvolvimento sustentável: desenvolvimento econômico,
desenvolvimento social e proteção ambiental. Esses devem ser dependentes um do
outro para que caminhem lado a lado de forma homogênea.
No Currículo mínimo do 2 ano existem
algumas questões que podem ser abordadas dentro do contexto do desenvolvimento
sustentável.
Escolhemos em particular o segundo
semestre onde questões envolvendo a produção agrícola e industrial podem gerar
debates sobre novas formas de produção e consumo. Como podemos observar consta como objetivos
gerais entre outros:
-
Analisar a questão agrária nas várias regiões do mundo discutindo: as formas de
produção, a mão-de-obra e tecnologias empregadas, o mercado-alvo, as relações
com outros setores da economia.
- Discutir o processo de modernização acelerado das
atividades agropecuárias no mundo contemporâneo, analisando as suas consequências e implicações
em diferentes aspectos da vida.
- Discutir criticamente a questão da fome e do
mercado mundial de alimentos.
- Analisar e identificar os aspectos ambientais,
sociais e econômicos dos transgênicos, orgânicos e convencionais.
- Identificar o espaço agropecuário brasileiro no seu
processo de produção.
Além
do debate em sala de aula, vários pequenos projetos podem ser desenvolvidos com
a turma sem comprometimento com a carga horária e o conteúdo. Um desses
projetos envolve o reaproveitamento de produtos do uso cotidianos e a
elaboração de cartilhas de conscientização. O estímulo as mudanças de pequenos
hábitos sempre é muito interessante.
Por
fim, é vital o debate sobre a maior questão que envolve o verdadeiro hábito
sustentável, que é a redução do modelo consumista estabelecido como lei na
nossa sociedade atual. Desenvolver tal idéia com jovens geralmente gera
questionamentos que podem criar uma dinâmica interessante para a aula. Em trabalhos paralelos, a reciclagem pode ser
posta em prática, principalmente envolvendo materiais nocivos ao ambiente ,
como as garrafas PET. Criar pequenos canteiros e jardins com essas garrafas é
fácil e geram resultados imediatos.
Devemos lembrar que a consciência ambiental é uma questão de convivência do ser humano com a natureza e com ele mesmo. Assim desenvolver essa ideia com os alunos é sempre válido e uma das ferramentas mais viáveis é a multimídia. Esse vídeo é cheio de metáforas que podem ser usadas no debate da coletividade que envolve o assunto.
José Felippe da Silva Peres
Lucas S. S. Povoa
Renato Batista
8° Período Geografia
Muito interessante a proposta de vocês. Parabéns!
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