Prezado colega de profissão, sugerimos por meio deste blog que quando for abordar o conteúdo de "Polímeros" no terceiro ano do ensino médio, não deixe de relacioná-lo com o tema "Sustentabilidade".
Apresentamos a seguir alguns tópicos de extrema relevância a serem discutidos durante a explanação do tema:
- Produção de polímeros
Neste tópico, pode-se discutir com os alunos a questão da preocupação com os produtos que utilizamos em nosso cotidiano desde sua fabricação, observando se a mesma visa utilizar um processo de produção que não afeta o meio ambiente.
- Tempo de decomposição
Com relação ao tempo de decomposição dos polímeros, pode-se trabalhar com os alunos o tempo que este composto orgânico leva para se decompor no meio ambiente.
- Polímeros biodegradáveis
Pode-se abordar a possibilidade de fabricar polímeros biodegradáveis, produtos alternativos criados atualmente com o intuito de demorarem menos tempo para se decompor, e quando isso ocorre não afeta tanto o meio ambiente, pois. é degrado pelo mesmo com mais facilidade.
- Poluição do meio ambiente
Relate sobre a poluição que ocorre relacionando com o tempo de decomposição.
- Produção sustentável
Lembre-se também de trabalhar sobre produção sustentável indicando algumas empresas que produzem polímeros, porém , não deixando de lado a preocupação com a sustentabilidade visando proteger o meio ambiente para as futuras gerações.
- Impactos ambientais
Aqui, caro colega, você poderá fazer um resumo de tudo o que for abordado anteriormente e como é uma área que merece um foco diferenciado, sugerimos que você faça um debate solicitando que os alunos relatem episódios que presenciaram ou viram na mídia que chamou a atenção dos mesmo sobre impactos ambientais. Cite alguns durante a discussão como poluição de rios, mares, lagoas e manguezais que interferem diretamente no vida da fauna e da flora do local.
Esperamos que as dicas sejam úteis.
Camila e Renata.
Ótima postagem!
ResponderExcluirPoucas pessoas se preocupam com o ciclo de vida dos produtos.
Despertar a consciência ecológica nos alunos é fundamental.