Professores do
6º ano do Ensino Fundamental, ao trabalhar os conteúdos do currículo mínimo do
Rio de Janeiro, no 4º bimestre – Relação homem e natureza, gostaríamos de sugerir uma forma para
introduzir esse conteúdo e sensibilizar seus alunos para a importância do
desenvolvimento sustentável na sociedade em que vivemos.
RECONHECENDO O HOMEM COMO AGENTE TRANSFORMADOR DA NATUREZA
Pesquise
imagens da cidade onde os alunos moram, dê preferência àquelas que mostram o
bairro onde é a escola ou bairros onde os alunos moram, pracinhas ou lugares
muito conhecidos por eles – procure imagens mais antigas (de 10 ou 20 anos) e
fotos atuais (se for necessário tire essas fotos, pode lhe dar um pouco de
trabalho, mas poderá usá-las em outros momentos). Use essas imagens para
preparar uma apresentação ou um vídeo mostrando a transformação que aconteceu
nesses lugares mostrados nas fotos (antes e depois).
Faça
questionamentos aos alunos: quem fez isso? Por que foram realizadas as
transformações? Será que hoje há um número maior de pessoas? E como poderá ser no futuro? Tente fazer com
que eles imaginem as futuras transformações. Peça aos alunos para anotar as
informações em uma folha separada, de um lado ANTES e do outro DEPOIS,
separados por uma linha. Esse trabalho ajudará identificar as transformações
realizadas pelo homem e os alunos irão perceber que existem consequências
causadas pelas ações dos seres humanos.
E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?
Depois que
você mostrou como o homem, por meio de suas ações, transforma o espaço
geográfico, você irá explicar que os seres humanos não se preocupavam com a
preservação do meio ambiente, da natureza, e que o homem só começou a se
preocupar quando percebeu que alguns recursos usados por ele estavam se
esgotando. Dessa forma, a humanidade começou a pensar em um desenvolvimento
sustentável, tentando não comprometer AINDA
MAIS as gerações futuras.
Para iniciar esse
momento, você irá usar o seguinte
questionamento: SERÁ QUE, NO NOSSO DIA A DIA, CONSUMIMOS APENAS O NECESSÁRIO
PARA VIVER? Os alunos deverão fazer uma lista de cinco produtos que consideram
indispensáveis para o seu dia a dia e outra lista de cinco produtos supérfluos.
Depois faça um
debate com eles sobre o uso desses produtos, a geração de lixo, o que eles
acham importante e o que eles acham que poderiam deixar de consumir para ajudar
a minimizar os impactos causados pelo consumo.
TRABALHANDO A QUESTÃO DA ÁGUA
Sabemos que a água é um recurso renovável,
entretanto, faz-se necessário que haja um tempo para ela se renovar na
natureza.
O desperdício desse recurso não
respeita o tempo de renovação. Para despertar nos alunos a consciência
necessária para a adequada utilização da água, sugerimos a utilização da música
“Planeta Água” de Guilherme Arantes. Por meio da música, é possível levantar
questões referentes às nascentes, ao ciclo da água, à água potável e à água dos oceanos.
Adorei as ideias!
ResponderExcluirDá até para desenvolver um projeto sobre o assunto.
Talento para isso o trio tem.
Parabéns!