segunda-feira, 18 de março de 2013

Dicas para aula de Geografia - 6° ano


Professores do 6º ano do Ensino Fundamental, ao trabalhar os conteúdos do currículo mínimo do Rio de Janeiro, no 4º bimestre – Relação homem e natureza,  gostaríamos de sugerir uma forma para introduzir esse conteúdo e sensibilizar seus alunos para a importância do desenvolvimento sustentável na sociedade em que vivemos.

RECONHECENDO O HOMEM COMO AGENTE TRANSFORMADOR DA NATUREZA

Pesquise imagens da cidade onde os alunos moram, dê preferência àquelas que mostram o bairro onde é a escola ou bairros onde os alunos moram, pracinhas ou lugares muito conhecidos por eles – procure imagens mais antigas (de 10 ou 20 anos) e fotos atuais (se for necessário tire essas fotos, pode lhe dar um pouco de trabalho, mas poderá usá-las em outros momentos). Use essas imagens para preparar uma apresentação ou um vídeo mostrando a transformação que aconteceu nesses lugares mostrados nas fotos (antes e depois).
Faça questionamentos aos alunos: quem fez isso? Por que foram realizadas as transformações? Será que hoje há um número maior de pessoas?  E como poderá ser no futuro? Tente fazer com que eles imaginem as futuras transformações. Peça aos alunos para anotar as informações em uma folha separada, de um lado ANTES e do outro DEPOIS, separados por uma linha. Esse trabalho ajudará identificar as transformações realizadas pelo homem e os alunos irão perceber que existem consequências causadas pelas ações dos seres humanos.

E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?

Depois que você mostrou como o homem, por meio de suas ações, transforma o espaço geográfico, você irá explicar que os seres humanos não se preocupavam com a preservação do meio ambiente, da natureza, e que o homem só começou a se preocupar quando percebeu que alguns recursos usados por ele estavam se esgotando. Dessa forma, a humanidade começou a pensar em um desenvolvimento sustentável, tentando não comprometer AINDA MAIS as gerações futuras.
Para iniciar esse momento,  você irá usar o seguinte questionamento: SERÁ QUE, NO NOSSO DIA A DIA, CONSUMIMOS APENAS O NECESSÁRIO PARA VIVER? Os alunos deverão fazer uma lista de cinco produtos que consideram indispensáveis para o seu dia a dia e outra lista de cinco produtos supérfluos. 


Depois faça um debate com eles sobre o uso desses produtos, a geração de lixo, o que eles acham importante e o que eles acham que poderiam deixar de consumir para ajudar a minimizar os impactos causados pelo consumo.

TRABALHANDO A QUESTÃO DA ÁGUA

Sabemos que a água é um recurso renovável, entretanto, faz-se necessário que haja um tempo para ela se renovar na natureza.
O desperdício desse recurso não respeita o tempo de renovação. Para despertar nos alunos a consciência necessária para a adequada utilização da água, sugerimos a utilização da música “Planeta Água” de Guilherme Arantes. Por meio da música, é possível levantar questões referentes às nascentes, ao ciclo da água,  à água potável e à água dos oceanos.


Link do Vídeo "Planeta Água": http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=oPwnAq2xMUg



Sugestões das licenciandas em Geografia Elaine, Juliana e Sheizy

Um comentário:

  1. Adorei as ideias!
    Dá até para desenvolver um projeto sobre o assunto.
    Talento para isso o trio tem.
    Parabéns!

    ResponderExcluir