terça-feira, 22 de outubro de 2013

Espaços escolares - SALVADOR CARDOSO


Este é o corredor que dar acesso as principais áreas da escola, ao passarem por aqui, entrando para o início das aulas, parecem que há em alguns alunos uma grande expectativa, em outros, um desejo apressado chegar logo às salas. Corre-corre, empurrões, brincadeiras e declarações inusitadas... Este mesmo espaço dar acesso ao refeitório que é amplo com capacidade aproximada para 80 crianças. De quando, em vez alguns acessam este ambiente nos intervalos de cada aula, onde podemos ver adolescentes brincando meninos esboçando declarações as meninas e vice versa. Der repente, observa-se alguns de forma mais brusca se agarrando, numa tentativa de imprimir força, mas no caso do sexo oposto querendo conquistar mas sem palavras tentando demonstrar através da forca um meio de conquista.
Nota-se que este espaço é um dos espaços onde os alunos se sentem mais a vontade, uma sensação de liberdade os invade de tal forma que a alegria parece instantânea. Também não se observa apesar da escola ter em sua composição alunos de diversas comunidades, um sentimento faccioso e nem atitudes etnocêntricas para com os que destas comunidades mais distantes chegam.
Neste espaço, em uma determinada tarde observando os no intervalo de aula notei que duas meninas se acariciavam veementemente e durante muito tempo. Achei curioso, depois de alguns minutos de observação resolvi me aproximar, e ao conversar com elas observei que se tratava de um elo muito mais forte.
O interessante é que os alunos que se aproximavam não o faziam com atitudes criticas, mas mesmo esboçando brincadeiras e risos o faziam com respeito encarando como uma atitude normal, respeitando o espaço delimitado por elas.

O espaço fotografado é onde funcionava a quadra da escola, hoje, desativada, mas que ainda é ocupada para aulas de educação física. Neste espaço, os meninos ainda utilizam para a prática do futebol, queimada e outros.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário