Amanhece. O céu azul remete
a um clima favorável a muitas novidades que estão por acontecer.
No espaço entre dois grandes
prédios, observa-se o pátio principal, que pode ser comparado a um palco, com um
atraente cenário onde se desenvolvem atividades diversas todos os dias graças
aos talentosos atores da vida real no cotidiano escolar.
Antes, silêncio absoluto.
Afinal, a escola que funciona em três turnos: manhã, tarde e noite encontrará o
auge do descanso merecido na madrugada.
É chegado o momento em que
os alunos iniciarão suas atividades.
Hora da entrada. É quebrado o silêncio.
Às 7h20, os alunos começam a
chegar.
O coordenador de turno
começa a chamar as turmas no alto-falante.
Cada um se dirige para a sua
sala.
Alguns alunos tentam se
concentrar nas aulas ministradas por seus professores. Outros não; pois estão
ansiosos pelo momento em que logo tocará o sinal para o intervalo.
É chegada a hora tão
esperada. Os estudantes saem apressadamente, como se não pudessem perder um
instante sequer dos preciosos 20 minutos.
Alguns grupos de alunos se
reúnem no imenso pátio central para por as novidades em dia.
Sentam-se à vontade nos
bancos, antes vazios, para jogar, ler, conversar, enquanto outros preferem
sentar no chão, isolados ou com amigos mais próximos, enquanto aguardam o
retorno às suas respectivas salas.
É relevante destacar a
importância que este espaço tem para os alunos do 1º, 2º e 3º turnos. É
admirável a relação de pertencimento que eles têm com a escola e ela parece
correspondê-los, pois mesmo quando estão dispensados de algumas aulas, recusam-se
a sair da escola e continuam no pátio.
A escola só é feliz porque
os alunos existem e há entre eles uma relação de reciprocidade.
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