terça-feira, 22 de outubro de 2013

Meninos e meninas brilhantes - RANNA LESSA

Ao abrir do portão cinza, aos poucos meninos e meninas contagiantes e brilhantes chegam e assim compõe as turmas, apresentando sintonia e amizade constituída em um só corpo.

Cercada por muros vermelhos, guardião de sonhos a escola é um tanto juvenil, duas décadas de existência, construindo o futuro.
 Apesar de uniformizados com blusa vermelha, cada aluno um traz consigo sua marca, sua personalidade, seu jeito, seus ideias. Os alunos são constituídos por diferentes idades, os alunos vão desde maternal até os jovens. 
Ocupando 1\2 do quarteirão, a escola, é rodeada de comércio o que a torna central no bairro aonde se encontra, no lado direito da escola têm – se um pequeno jardim, com flores e gramíneas, onde a cor predominante é o roxo, provenientes das lindas flores.
No canto esquerdo posicionado na diagonal um coqueiro grande e verde se encontra e serve de marcação para o estacionamento das bicicletas dos alunos.
O espaço livre é evidentemente percebido, já que na escola pouco deles há, muitas escadas, onde o sobe e desce dura o dia todo e todo dia.
 Existe mais clima de amizade do que de paixão entre os alunos, já que a maior parte deles cresceram juntos, por isso a escola se classifica com uma família e não somente uma escola.
Nos corredores da escola, é possível ler frases acompanhadas de imagens que falam de esperança, que falam de união, e que mudam de mês em mês. No mural central próximo a secretaria os nomes dos aniversariantes do mês estão estampados em ordem.
O som do sinal nunca se ouve, mas nem por isso o tempo passa despercebido para esses pequenos, sempre atentos no tempo eles passam, pois há um lugar preferido da maior parte deles, pode-se dizer que de pelo menos 55% do total de alunos meninos de todas as séries, a mesa de pingue – pongue, a mesa de tênis, a mesa de pebolim.
Nesse lugar, o lugar deles, brincadeiras, competições, risos e até brigas acontecem, e quando se perde a bolinha, a brincadeira nunca se acaba, pois um deles, pelo menos um sempre tem uma bolinha reserva na bolsa, e assim o tempo do intervalo passa veloz.
No rol principal da escola, há bancos estofados com almofadas vermelhas, onde as meninas sentam comportadas e conversam. Casais de namorados ali também senta e namoram e outros paqueram, aproveitando os reduzidos minutos de intervalo.
O som das passadas nos degraus das escadas se ouve, cada um retomando seu lugar na sala de aula, que é marcado, os professores tomam seu posto e então a aula continua.
Na hora da saída a euforia transborda dos meninos, os sons das buzinas se ouvem e então cada um chegue para casa, cientes que amanhã tudo de novo acontecerá, porém com novas surpresas.

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