sábado, 13 de junho de 2015

Proposta de atividade para o 6º ano do Ensino Fundamental

Margens do Rio Paraíba do Sul abaixo de uma ponte 

Figura 1: Réguas que aferem o nível da água às margens do rio Paraíba do Sul.
Fonte: Autoria própria.


A imagem acima foi registrada em janeiro de 2015 e mostra as réguas que medem o nível do Rio Paraíba do Sul, localizadas abaixo de uma ponte que liga o centro da cidade de Campos dos Goytacazes à Guarus. O que chama a atenção nesta imagem é a problemática da seca, em que pode-se perceber que as pilastras que sustentam a ponte está aparente e o nível do rio não alcança as réguas de medição. Além disso, percebe-se a problemática do descarte indevido de lixo às margens do rio, visto que este lixo será alcançado pelas águas do rio quando o mesmo tiver seu nível aumentado.


Proposta pedagógica: Aula para o 6º ano do Ensino Fundamental - 2º Bimestre (de acordo com o Currículo Mínimo)


Tema: Poluição das águas causada pelo lixo

Objetivos: 

  • Compreender que o lixo deve ser descartado adequadamente;
  • Identificar estratégias de diminuição/reaproveitamento do lixo;
  • Entender as consequências do lixo descartado próximo a corpos d'água.

Metodologia:

  1. Comece a aula mostrando a Figura 1 para os alunos e questione-os: Que aspectos chamam a atenção de vocês nesta imagem? Qual a situação do rio? Como este lixo existente às margens do rio pode interferir no mesmo? Neste local há respeito pelos recursos naturais?
  2. Após, desenvolva a aula discutindo a problemática do descarte incorreto do lixo. Conscientize os alunos que o lixo que eles jogam nas ruas podem chegar aos corpos d'água e causar a poluição das águas. Discuta as estratégias de redução do lixo: reciclagem, compostagem, artesanato, consumo consciente, etc.
  3. Mostre os vídeos: A reciclagem começa e termina com você, Os oceanos pedem socorro e Ilha das flores. Reforce a ideia de que é necessário a conscientização de todos sobre os impactos ambientais e sociais causados pelo descarte indevido do lixo para que possamos contribuir para o bem estar ambiental. Peça para que os alunos façam uma lista coletiva sobre o que eles poderiam fazer para diminuir quantidade de lixo produzido por sua família e discuta as atitudes por eles sugeridas.

Mapa conceitual:




Referências:

BARROS, Carlos; PAULINO, Wilson Roberto. Ciências. São Paulo: Ática, 2006.

Dicas de sites para auxiliar na execução da aula:


A reciclagem começa e termina com você. Disponível em: <https:/ /www.youtube.com/watch?v=Qbadjfgwzb0>. Acesso em: 13 Jun. 2015.

Os oceanos pedem socorro. Disponível em: <https://www.youtube .com/watch?v=tUu1R3dGv-A>. Acesso em: 13 Jun. 2015.

Ilha das flores. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=e7sD6mdXUyg>. Acesso em: 13 Jun. 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário