segunda-feira, 22 de junho de 2015

Rio paraíba do Sul - Proposta de atividade para o 1º ano do Ensino Médio

Figura 1 -  Upeia, campus Rio Paraíba do Sul/Upea
A Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (Upea) do IFFluminense, hoje denominada campus Rio Paraíba do Sul/Upea, foi criada com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão associadas ao sistema do Instituto, especialmente ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Situa-se à margem direita do Rio Paraíba do Sul, no município de Campos dos Goytacazes-RJ, na BR 356, Km 158, norte estado do Rio de Janeiro, em bioma de Mata Atlântica. A unidade apresenta atualmente um Auditório com capacidade para 60 lugares; Estação meteorológica automática, que envia informações sobre temperatura do ar, umidade relativa do ar, precipitação (chuva), pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, radiação solar global e líquida, além da temperatura e umidade de água no solo; Relógio de Sol e observatório astronômico do tipo dotado com um telescópio refletor; Laboratório de qualidade de água onde o objetivo é o monitoramento dos principais parâmetros químicos, físicos e biológicos no Baixo rio Paraíba do Sul (RPS; Estação de Tratamento de Água (ETA) que além de tratar a água do rio Paraíba do Sul para consumo na Unidade, também será utilizada para fins didáticos; Na faixa marginal do Paraíba (Área de Preservação Permanente – APP) sob domínio da UPEA, entre a BR-356 e o rio foi implantada uma mata ciliar modelo onde estão sendo desenvolvidas práticas de Educação Ambiental; Casa de Vegetação onde são produzidas principalmente espécies nativas da região para fins de projetos de florestamento e reflorestamento; Horta de Plantas Medicinais, fruto de uma parceria entre FURNAS e a UPEA/IF Fluminense Campus Campos Centro; Tanque de Piscicultura; Área experimental para produção de fenos para alimentação animal; Instalação de pequenos animais; Minhocário e compostagem para produção de adubo orgânico.

Proposta pedagógica: Aula para o 1º ano do Ensino Médio
Obs: Diversos temas podem ser aplicados em turmas do 1º ano do Ensino Médio utilizando as estruturas da unidade da Upeia.
Tema: Ecossistemas
Objetivo:
- Diferenciar os ecossistemas aquáticos e terrestres;
- Descrever os diferentes tipos de ecossistemas;
- Caracterizar Ecossistemas de água doce a partir do Rio Paraíba do Sul;
- Caracterizar Mata Atlântica a partir da mata do entorno do Rio Paraíba do Sul.
Metodologia:
1 – Apresente a foto acima aos alunos em uma aula expositiva anterior a prevista para aplicar o conteúdo Ecossistema, explicando como é, como funciona e quais são as estruturas presentes na Upeia. Esta apresentação inicial é necessária para ambientar os alunos ao local de estudo em que será dada a aula sobre Ecossistemas;
2 – Leve os alunos em uma aula de campo na Upeia;
3 – Leve-os as margens do Rio Paraíba do Sul, faça perguntas que levante o interesse dos alunos ao local, mas mantendo o objetivo da aula. Faça as perguntas e dê as respostas de acordo com a discursão que quer levanta em determinado momento.
Exemplos de perguntas:
O que chama mais atenção deles no local?”
Que tipo de estruturas caracterizam o local?”
O que é ambiente?”
O que é ecossistema?”
Quais tipos de ecossistemas podemos encontrar?”
Diferencie os ecossistemas?”
O que caracteriza os ecossistemas presentes no local?”
4 – Após os questionamentos as margens do Rio paraíba do Sul, explique o conteúdo de Ecossistemas aquáticos e terrestres, comentando os tipos de ecossistemas existentes, diferenciando de acordo com suas características. Durante a aula de ênfase nos conceitos de ecologia que são importantes para o entendimento do conteúdo durante a explicação, como diferenciar plâncton, nécton e bentos; zooplâncton e fitoplâncton; zona fótica e afótica; comunidade de população; Habita, nicho ecológico e ecossistema.
5 – Em um segundo momento, leve os alunos para parte de trás do campus Rio Paraíba do Sul/Upeia, onde encontra-se o quiosque.
6 - No quiosque faça uma dinâmica com os alunos, avaliando-os ao mesmo tempo.
1º Peça para delimitarem mental mente o taque de piscicultura e pergunte:
- O que seria a delimitação do taque de piscicultura na natureza? R: Ecossistema de água doce.
- Que tipo de animais podemos encontrar dentro do taque? R: Peixes de uma mesma espécie (segundo funcionários da Upeia).
- Possuem o mesmo nicho ecológico? R: Sim, pois são da mesma espécie.
- Dentro do ecossistema do taque de piscicultura tem uma população de peixes ou uma comunidade de peixes? R: Uma população de peixes, pois população é um conjunto de indivíduos de uma mesma espécie e comunidade é um conjunto de populações.
- Em um lago ou em um rio poderíamos usar para as comunidades de organismos os termos plãton, nécton e bentos? R: Sim, pois nos ecossistemas aquáticos de água doce também há organismos que vivem em suspensão na água (plâncton), que nadam ativamente (nécton) e que são associados ao substrato (bentos).
2º Peça para os alunos delimitarem a Upeia como um todo e faça perguntas semelhantes ao do primeiro passo da avaliação oral.
- O que seria a delimitação da Upeia na natureza? R: Ecossistema terrestre.
- Que tipo de animais podemos encontrar na Upeia? R: Seres humanos, cachorros, cabritos, pássaros, entre outros.
- Possuem o mesmo nicho ecológico? R: Não, pois são organismos de espécies diferentes que não sobrepõem os nichos.
Obs: O professor nesse momento pode levantar uma breve discursão sobre sobreposição de nichos ecológicos e quais são os prejuízos e benefícios causados por essa sobreposição de nichos ecológicos.
- Dentro do “Ecossistema Upeia” tem uma população ou comunidade? R: Uma comunidade, pois pode-se encontrar grupos de indivíduos de várias espécies, ou seja, um conjunto de populações.
Obs: É importante ressaltar que esse tema pode ser trabalhado em conjunto com a disciplina de Geografia. Na verdade, esse tema e muitos outros temas da biologia podem ser trabalhados na Upeia em apoio com muitas outras disciplinas, o que pode representar um projeto multidisciplinar interessante.
7 – Para finalizar forme grupos de acordo com o número de alunos da turma e peça para cada grupo fazer um pequeno livro com folhas de caderno ou folha A4, para casa. Para montar esse pequeno livro, é preciso que o grupo escolha um local, pesquise fotos e informações sobre este. As fotos terão que ser coladas nas folhas, com legendas explicativas sobre o que está na imagem. Os alunos precisam escrever nas outras folhas as informações sobre local escolhido, como onde fica, quais tipos de vegetações e quais tipos de animais são comuns na determinada região. Após precisam escrever qual tipo de ecossistema este representa e qual características essa região apresenta para classificar o tipo de ecossistema.
Obs: Este livro pode ser exposto posteriormente na biblioteca da escola e ser usado em outras ocasiões. 
Mapa conceitual:  
 
Referencias:
LEPIENSKI, L. M. PINHO, K. E. P. Recursos didáticos no ensino de biologia e ciências. [S.l] .[S.d.]. Acesso em: 17 ago. 2014.
SILVA JÚNIOE, César da; SASSON, Sezar. Biologia: genética, evolução e ecologia. v. 3. ed. 7. São Paulo: Saraiva, 2005.
LAURENCE, J; MENDONÇA, V. Biologia: ecologia, origem da vida e biologia celular, embriologia e histologia. v. 1. ed. 1. São Paulo: Nova Geração, 2010.


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