terça-feira, 23 de junho de 2015

Rio Paraíba do Sul - Proposta de atividade para o 7º ano do Ensino Fundamental.

Rio Paraíba do Sul - Comunidade da Coroa



Figura 1. Comunidade da Coroa, Campos dos Goytacazes/RJ.
   Esta imagem foi tirada em uma visita de campo realizada por alunos dos cursos de Ciências da Natureza e Geografia, do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, e retrata a parte do Rio Paraíba do Sul que passa pela Comunidade da Coroa, aonde se encontra a sede da Associação de Pesca da cidade de Campos dos Goytacazes é também aonde se pode ver, ao passar pela ponte General Dutra, muitos pescadores, pescando em época de pesca e tecendo suas redes em época de desova dos peixes. A imagem mostra casas bem a margem do rio com risco de desabamento, por conta do assoreamento que acontece todos os dias, que se agrava em época de cheia ou enchente do rio. O que se dá devido a construções indevidas e a falta de mata ciliar para proteção do rio.

PROPOSTA PEDAGÓGICA:

TEMA: Formação e manejo do solo.

OBJETIVO DA AULA: 

- Conhecer a classificação e os tipos de solo.

METODOLOGIA: 

No primeiro momento, como contextualização da aula, a Figura 1 pode ser utilizada e questionamentos aos alunos devem ser feitos, como por exemplo: - O que seria solo? - De que seria composto esse solo? - Quais problemas esse solo passa, analisando a Figura 1? -Vocês acham que existe solos na cidade? (leva a uma analise impressionante) ... Essas e outras mais perguntas podem ser feitas para saber o que os alunos possuem de conhecimento sobre o tema da aula.
No segundo momento, começa-se a aula sobre o conteúdo, falando sobre rocha e as ações do intemperismo que agem nas rochas para formar os solos, a partir disso começasse a falar sobre a composição do solo, voltando a Figura 1, analisando qual seria a composição desse solo, já que variando a quantidade dos componentes a coloração desse solo muda. A classificação dos horizontes do solo é importante de ser falada nesse momento, voltando a Figura 1, pode-se analisar qual classe pertenceria o solo da comunidade da coroa. 
É interessante fazer avaliação ao longo da aula, com perguntas orais, para fixação do conteúdo dos alunos. Abaixo se encontram um link que contém 3 diferentes experimentos, ambos de baixo custo, que podem ser realizados para fixação e melhor visualização dos alunos.
Lista de exercícios sobre o conteúdo e sobre o experimentos devem ser entregues ou passadas no quadro para que o aluno, em casa, possa relembrar tudo que foi dado em sala.

MAPA CONCEITUAL:




REFERÊNCIAS UTILIZADAS:

-PORTO, D. P. e MARQUES, J. L. Ciências. O solo, a água e o ar. Ed. Scipione. São Paulo. Ed, 4. 1997.
-Como a Terra funciona, Guia prático de Ciências. Editora Globo. 1994.


DICAS DE SITES: www.proenc.iq.unesp.br/index.php/ciencias/35-experimentos/59-composicao-do-solo

DICAS DE VÍDEOS: youtube.com.br - aula 06 - os solos (Ciências - Ensino fundamental)

Nenhum comentário:

Postar um comentário