segunda-feira, 29 de junho de 2015

Rio Paraíba do Sul - Proposta de atividade para o 3º ano do Ensino Médio.

Rio Paraíba do Sul – Mineração de areia

Figura 1 -  Mineração de areia, Martins Laje.

Esta imagem foi tirada em uma visita de campo realizada por alunos dos cursos de Ciências da Natureza e Geografia, do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, e retrata a Mineração de areia no Rio Paraíba do Sul. Uma embarcação equipada de bombas mecânicas, bobeiam areia do leito do rio, e  as jogam em sua margem .

PROPOSTA PEDAGÓGICA:

TEMA: Mineração de areia no Rio Paraíba do Sul e o processo de erosão do seu estuário.

OBJETIVO DA AULA:

- Relacionar o processo de erosão do estuário de Atafona com a mineração de areia no rio Paraíba do Sul, através da equação de Continuidade de Escoamento de um fluido ideal.

METODOLOGIA:

 A partir da apresentação da figura acima, o professor deve estimular a turma com perguntas sobre a figura. Como por exemplo: 1) Quem já viu uma estrutura semelhante esta no Rio Paraíba do Sul? 2) Do que se trata a figura? 3) Qual a importância desta atividade? 4)Quais os possíveis problemas ambientais causados por esta atividade?
                Após as perguntas o professor deve explicar melhor o processo de extração da areia, os locais onde ocorrem, e os problemas ambientais causados no local da extração.
                No segundo momento o professor deve explicar aos alunos o processo de sedimentação natural que ocorrem devido à capacidade do Rio Paraíba em transportar sedimentos. Para isto o professor pode utilizar o recurso virtual :   https://www.google.com.br/maps/@-21.6687483,-41.1313213,37716m/data=!3m1!1e3.
                Posteriormente o professor deve deduzir no quadro a equação de Continuidade de Escoamento de um fluido ideal, relacionando a velocidade de escoamento do fluido, com a capacidade do rio em transportar sedimentos (devido a transferência de momento entre a fluido e a partícula de sedimento).
                Após esta discussão é apresentado aos alunos o processo de erosão do estuário do Rio Paraíba do Sul, salientando os fenômenos que interferem no processo através das figuras encontradas no endereço: https://www.google.com.br/search?q=eros%C3%A3o+em+atafona&biw=1280&bih=659&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=UgCRVYa-HYqx-AHoxJ84&ved=0CAYQ_AUoAQ .    

MAPA CONCEITUAL: 



 REFERÊNCIAS:


Disponível em: < https://www.google.com.br/maps/@-21.6687483,-41.1313213,37716m/data=!3m1!1e3>. Acesso 27/06/2015.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário