"Ilha" dos caras
A foto acima foi registrada em janeiro de 2015, nas margens do Rio Paraíba do Sul e mostra como a seca atinge a cidade de Campos dos Goytacazes.
2.
Tema:
Equilíbrio em sistemas aquosos
2.1.
Delimitação do tema: O produto iônico da água e o pH de soluções
aquosas
3. Objetivos:
3.1.
Geral: Reconhecer os processos de equilíbrio iônico e produto
iônico da água
3.2. Específico:
- Reconhecer o processo de autoionização água;
- Identificar os meios neutros, ácidos e básicos
- Determinar o pH de soluções ácidas e básicas;
- Reconhecer titulação ácido-base.
- Organização de conteúdo - (Mapa conceitual)
5. Procedimentos
Metodológicos:
5.1.
Contextualização inicial:
Para
dar início a aula de forma contextualizada pode ser mostrado um
vídeo sobre a importância da água. ÁGUA: o líquido vital
mostrando que, sem dúvida é o mais comum e mais importante de todos
os compostos, e graças às propriedades da água, a vida foi capaz
de surgir e se desenvolver na terra
5.2 Desenvolvimento da
aula:
Após
o vídeo, pode ser
explicado aos alunos a importância da água, e que ela apresenta um
caráter anfótero, isto é, ela pode se comportar como base e como
ácido.
No
momento seguinte, o conteúdo da aula pode ser dado em forma de jogo
(Dominó da Equilíbrio em sistemas aquosos) com as explicações no
quadro. O jogo pode ser composto de perguntas e respostas referente
ao conteúdo de Equilíbrios em sistemas aquosos. O aluno que
primeiro conseguir montar o jogo, poderá receber como prêmio uma
tabela periódica. Após o término do jogo pode ser dado exercício
para fixação.
6. Recursos:
Pedagógicos:
- Texto;
- Livro;
- Apostila;
- Jogos;
- Vídeo.
7. Referências:
LISBOA,
J.C.F.; Ser
Protagonista.
Química
2º ano Ensino Médio. 1ª ed. São Paulo, 2010. Plural Editora e
Gráfica.
Química
Fácil. Disponível em:
<http://quimicafacil-sda.blogspot.com.br/2012/06/blog-post_05.html>.
Acesso em: 06
junho.
2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário