domingo, 14 de junho de 2015

Rio Paraíba do Sul - Proposta de atividade para o 8º ano do Ensino Fundamental


Canal Coqueiro

Figura 1- Canal Coqueiro- Rio Paraíba do Sul
    Fonte: Próprio autor. 


 A foto acima foi tirada em janeiro de 2015 no Canal Coqueiro, sendo o canal de maior extensão urbana, com 7,5 Km de comprimento, foi criado com o objetivo de drenar a planície aluvial entre o rio Paraíba do Sul e a lagoa Feia, ou seja, retirando água do rio e mandando para dentro da cidade para diluir o esgoto, e de desafogar o rio principalmente nos períodos de cheia. Porém devido à seca que grande parte do Brasil está enfrentando, o Rio Paraíba do Sul se encontra bem abaixo do nível ideal de água. Desta forma o esgoto da região próxima ao canal do Coqueiro está entrando no rio e contaminando a água do mesmo. O que chama a atenção é que a população local não tem a dimensão de que o esgoto está entrando no rio contaminando-o, e acabam tomando banho nesta água, podendo contrair uma série de doenças.

   Proposta Pedagógica: Aula para o 8º ano do Ensino Fundamental - 3º bimestre de acordo com o Currículo Mínimo

Tema: Alimentação e Digestão

Objetivos:
  •          Identificar as principais doenças veiculadas pela água;
  •         Entender como essas doenças afetam o sistema digestório;
  •          Identificar formas de prevenir o contato com água contaminada;


 Metodologia:

1- Apresente a foto acima aos alunos, de forma que eles possam expor suas concepções prévias, para isso questione-os: Será que está água é contaminada? Será que essas crianças que estão tomando banho no rio estão correndo algum risco?  Que tipo de riscos seriam esses?

 2- Afim de explicar os questionamentos dos alunos utilize o Vídeo: Água: doenças por água contaminada, que aborda sobre doenças relacionadas a água contaminada, mostrando os tipos de problemas que os parasitas dessas doenças podem acarretar. Logo após o vídeo é importante retornar a foto e ressaltar que as crianças estão correndo um grande risco tomando banho nesse tipo de água;

 3- Utilize o quadro e/ou slides para explicar de forma mais aprofundada como o contato com a água contaminada pode acarretar problemas sérios à saúde, neste momento comece a abordar o sistema digestório, apresentando os órgãos que o compõem, as funções de cada um e a importância, pois grande parte desses parasitas atuam no estômago ou intestino;

 4- É valido questionar os alunos sobre as formas de se evitar o contato e o consumo com água contaminada, da seguinte forma: Vocês sabem de algum método para evitar o contato e o consumo com água contaminada? Vocês conhecem alguém que utiliza algum método? A partir das respostas dos mesmos, vai-se direcionando a explicação. É importante ressaltar as 3 etapas básicas: filtração, fervura e cloração, além de outras medidas simples, como lavar os alimentos crus adequadamente, proteger os poços de abastecimento, para que estes estejam a uma distância adequada das fossas, entre outras;

 5- Peça a colaboração dos alunos para que eles possam discutir tudo que já foi abordado, e depois peça para que os mesmos confeccionem cartazes em grupos para que possam ser expostos na escola, relatando as doenças que a água contaminada pode causar e que tipos de sintomas são mais comuns, reforçando que o foco principal são aqueles relacionados ao sistema digestório e que tipo de prevenção eles indicariam.

Mapa conceitual



Dicas:
Mini curso: Parâmetros para análise de água: instrumentos e metodologia. Disponível em: <http://www.institutoagronelli.org.br/docs/Par%C3%A2metros_para_an%C3%A1lise_de_%C3%A1gua_instrumentos_e_metodologia.pdf>.

Referências:
BARROS, Carlos. Ciências: O corpo humano. 2 ed. São Paulo:  Editora Ática, 2007.
MARTINS, Eduardo. GOWDAK, Demétrio. Ciências: Novo pensar. 2 ed. São Paulo: Editora FDT, 2006.
Água: doenças por água contaminada. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pGGVI-qH8rE>. Acessado em 14 de junho de 2015. 




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