sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Sustentabilidade e Matemática

Conteúdo: Revisão as operações básicas
Público alvo: 6.º ano do Ensino Fundamental
Objetivo: Revisar as operações básicas da Matemática, por meio da interpretação de dados sobre a sustentabilidade. Propiciando aos alunos uma discussão e reflexão sobre o destino que damos para nossos lixos e sobre a reciclagem. 
DESTINO CERTO: Quem vai cuidar do lixo?
Apesar da promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em 2010, ainda existe um grande debate no Brasil sobre alguns pontos controversos da lei e a responsabilidade pela gestão do lixo por diversos setores. Para especialistas reunidos em São Paulo, neste mês, a solução passa pelo maior envolvimento da indústria na coleta seletiva e uma menor taxação de bens produzidos com matéria-prima reciclada
Suzana Camargo - Edição: Mônica Nunes
Planeta Sustentável - 19/08/2013


Precisamos fechar o ciclo: usar, reciclar e reutilizar. Essa é a única saída para conseguirmos lidar com as enormes montanhas de resíduos produzidas pelo homem todos os dias no planeta. E para começar, não devemos mais utilizar a palavra lixo: o certo é resíduo - há resíduos sólidos e úmidos. O resto é rejeito, o que costumamos chamar de lixo orgânico. Os sólidos devem ser encaminhados para a reciclagem e o orgânico para compostagem ou biodigestão. O caminho parece ser simples, mas ainda está longe de ser alcançado. Em nosso país, 40% do lixo doméstico ainda têm como destino os lixões e os aterros sanitários. "O Brasil tem uma sociedade que joga fora, não recicla", afirmou o economista e sociólogo da USP, Ricardo Abramovay, conselheiro do Planeta Sustentável e autor do livro Muito Além da Economia Verde, primeiro com o selo do Planeta.

Atividades

1.      A lata de alumínio é o material reciclável mais valioso. O preço pago por uma tonelada é, em média, de R$ 3.500,00 - o quilo equivale a 75 latinhas. O consumidor recebe nos postos de troca (supermercados) um bônus para ser descontado nos estabelecimentos credenciados com valor correspondente ao número de latas entregue para reciclagem. Algumas campanhas promovem a troca de latas por equipamentos úteis a escolas e entidades filantrópicas - 5.250 latas valem um ventilador de parede, 179,2 mil uma fotocopiadora e 80,5mil um microcomputador. De posse destes dados, responda.

a)      Quantos quilos de latinhas Izabela arrecadou ao contar no fim do dia um total de 975 latinhas? E sua amiga Ninna com um total de apenas 225 latinhas terá recolhido quantos quilos?
b)      Em uma gincana na escola de Marcella, foram arrecadadas 42.500 latinhas. Sabendo da campanha que promove a troca de latas por equipamentos úteis a escolas, qual e quantos equipamentos que a escola de Marcella poderá adquirir com a troca de latinhas?
c)      Com a quantidade de latinhas arrecadadas na escola de Marcella quanto faltaria para a escola caso desejasse fazer a troca por um microcomputador? E por uma fotocopiadora?
d)     Ainda com os dados da escola de Marcella (42.500 latinhas arrecadadas) podemos dizer que a quantidade de latas que faltou caso a escola desejasse trocar por uma fotocopiadora é de aproximadamente o dobro, o triplo ou o quádruplo do arrecadado?
e)      Se o preço pago por uma tonelada de lata de alumínio é R$ 3.500,00 quanto será pago por 5 toneladas? E por 7,5 toneladas?



Objetos confeccionados com materiais recicláveis:

Referência

Por: Juliana Corrêa
Aluno do 7.º período do curso de Licenciatura em Matemática

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