terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

COMO PREPARAR UMA AVALIAÇÃO PARA ALUNOS DISLÉXICOS?


Uma das maiores dificuldades para nós, professores, é saber como preparar uma avaliação para alunos disléxicos, já que este momento costuma ser de tensão para os portadores de dislexia. Aqui neste blog, disponibilizamos algumas dicas de como preparar a avaliação escrita, são elas:
  • utilizar uma única fonte, simples, em toda a prova (preferencialmente “Arial 11” ou Times New Roman 12), evitando-se misturas de fontes e de tamanhos, sobretudo as manuscritas, as itálicas e as rebuscadas;
  • formular as questões de modo claro e objetivo com termos conhecidos e com ênfase no uso do raciocínio e não da simples memorização;
  • evitar utilizar somente textos na prova. Utilize figuras, fotos, ícones ou imagens, tomando cuidado para que haja exata correspondência entre o texto escrito e a imagem sempre evitando o uso de letras com “fontes” diferentes;
  • oferecer uma folha de prova limpa, sem rasuras, sem riscos ou sinais que possam confundi-lo;
  • elaborar enunciados com textos curtos, com linguagem objetiva e direta, evitando uso de duplo sentido, além disso, trate de um só assunto em cada questão;
  • ler a prova em voz alta e, antes de iniciá-la, a fim de verificar se os alunos entenderam o que foi perguntado, se compreenderam o que se espera que seja feito (o que e como). 



As avaliações orais são, na maioria das vezes, preferidas pelos professores para avaliar alunos disléxicos. Então seguem algumas dicas para elaborar avaliações orais:
  • Estabeleça um tom de conversa com seu aluno, dando-lhe sempre oportunidades para que possa dizer o que pensa sobre as questões;
  • Faça as perguntas utilizando uma linguagem clara e objetiva, e avalie como o aluno raciocina ou argumenta para elaborar a resposta;
  • Use frases simples, curtas e concisas ao passar instruções;
  • Permita consultas ao material de apoio das aulas;
  • Não o apresse durante a resposta, deixe-o elaborar a resposta com calma para que ele não fique nervoso.


Referências:
FRANCO, Elza de. Dicas para professores na avaliação de alunos disléxicos ou com dificuldades de aprendizagem. Disponível em: <http://fonoaudiologiablog.blogspot.com.br/2012/11/dicas-para-professores-na-avaliacao-de.html>. Acesso em: 17 fev. 2014.

ORIENTAÇÕES PARA OS PROFESSORES DE ALUNOS DISLÉXICOS. Disponível em: <http://devotuporanga.edunet.sp.gov.br/OFICINA/Educa%C3%A7%C3%A3oEspecial_orienta%C3%A7%C3%B5es_alunos_disl%C3%A9xicos_19abril_2012.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário