Uma das maiores dificuldades para nós, professores, é saber como preparar
uma avaliação para alunos disléxicos, já que este momento costuma ser de tensão
para os portadores de dislexia. Aqui neste blog, disponibilizamos algumas dicas
de como preparar a avaliação escrita, são elas:
- utilizar uma única fonte, simples, em toda a prova (preferencialmente “Arial 11” ou Times New Roman 12), evitando-se misturas de fontes e de tamanhos, sobretudo as manuscritas, as itálicas e as rebuscadas;
- formular as questões de modo claro e objetivo com termos conhecidos e com ênfase no uso do raciocínio e não da simples memorização;
- evitar utilizar somente textos na prova. Utilize figuras, fotos, ícones ou imagens, tomando cuidado para que haja exata correspondência entre o texto escrito e a imagem sempre evitando o uso de letras com “fontes” diferentes;
- oferecer uma folha de prova limpa, sem rasuras, sem riscos ou sinais que possam confundi-lo;
- elaborar enunciados com textos curtos, com linguagem objetiva e direta, evitando uso de duplo sentido, além disso, trate de um só assunto em cada questão;
- ler a prova em voz alta e, antes de iniciá-la, a fim de verificar se os alunos entenderam o que foi perguntado, se compreenderam o que se espera que seja feito (o que e como).
As
avaliações orais são, na maioria das vezes, preferidas pelos professores para
avaliar alunos disléxicos. Então seguem algumas dicas para elaborar avaliações
orais:
- Estabeleça um tom de conversa com seu aluno, dando-lhe sempre oportunidades para que possa dizer o que pensa sobre as questões;
- Faça as perguntas utilizando uma linguagem clara e objetiva, e avalie como o aluno raciocina ou argumenta para elaborar a resposta;
- Use frases simples, curtas e concisas ao passar instruções;
- Permita consultas ao material de apoio das aulas;
- Não o apresse durante a resposta, deixe-o elaborar a resposta com calma para que ele não fique nervoso.
Referências:
FRANCO, Elza de. Dicas para professores na avaliação de alunos disléxicos ou com dificuldades de aprendizagem. Disponível em: <http://fonoaudiologiablog.blogspot.com.br/2012/11/dicas-para-professores-na-avaliacao-de.html>. Acesso em: 17 fev. 2014.
FRANCO, Elza de. Dicas para professores na avaliação de alunos disléxicos ou com dificuldades de aprendizagem. Disponível em: <http://fonoaudiologiablog.blogspot.com.br/2012/11/dicas-para-professores-na-avaliacao-de.html>. Acesso em: 17 fev. 2014.
ORIENTAÇÕES PARA
OS PROFESSORES DE ALUNOS DISLÉXICOS. Disponível em:
<http://devotuporanga.edunet.sp.gov.br/OFICINA/Educa%C3%A7%C3%A3oEspecial_orienta%C3%A7%C3%B5es_alunos_disl%C3%A9xicos_19abril_2012.pdf>.
Acesso em: 14 fev. 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário