uma
proposta de recurso didático
(Por Matheus Fernandes Verdan e Priscila Gonçalves Caetano / 8º Período: 2013.2)
Em nossa
atividade docente, precisamos saber que cada aluno traz consigo características
que os distinguem dos demais e que, de certa maneira, em maior ou menor grau,
interferem em seu processo de aquisição de conhecimento, seja a facilitá-lo ou
a lhe impor algumas dificuldades que se adequadamente assistidas por
profissionais qualificados podem não comprometer o processo de aprendizagem do
educando.
Algumas dessas
características estão enquadradas dentro de um
perfil de
comportamento mais abrangente: os Distúrbios de Aprendizagem. Dentre eles,
destacamos aqui o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
- Quando os professores podem detectar que seus alunos têm traços de
TDAH ?
v
rápida distração, perda de foco na realização de tarefas que necessitem de concentração;
rápida distração, perda de foco na realização de tarefas que necessitem de concentração;
|
palestras extensas e aulas expositivas
- O que o
professor deve fazer quando perceber alguns desses sintomas?
O professor
que porventura identifique o TDAH em algum de seus alunos deve conversar sobre
o caso com a coordenação pedagógica e com a família. Caso o distúrbio seja
diagnosticado por um médico especialista e
psicólogo, o professor deve adotar em suas
aulas práticas que facilitem a aquisição de conhecimento por esse aluno através
da aprendizagem participativa e lúdica!
No
caso das aulas de Geografia, o professor pode trabalhar com a construção de
maquetes, isso porque elas possibilitam...
1) visualização, tendo em
vista que os estímulos como cor, forma, dimensão, despertam a atenção dos
alunos, sendo um facilitador da aprendizagem;
2) organização de
trabalhos em grupo, o qual proporcionará a interação com outros alunos evitando
uma eventual dispersão (TAVARES, 2008).
3) Aí também estão
incluídas a confecção de mapas táteis, produção de fotos e desenhos
FONTE BIBLIOGRÁFICA:
BUENO, Miriam Rezende; AMARAL, Claudilene
do Nascimento. Geografia e inclusão:
práticas educativas para alunos desatentos. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA (EGAL),
2013. Disponível em:
http://www.egal2013.pe/wp-content/uploads/2013/07/Tra_Vin%C3%ADcius-Ramos-da-Silva-Miriam-Rezende-Bueno-laudilene-do.pdf.
Acesso em: 11 fev. 2014.
TAVARES, Hermínia Vicente. Apoio pedagógico às
crianças com necessidades educacionais especiais DISLEXIA e TDAH. (Monografia).
Faculdade de Medicina do ABC, Centro de Referência em Distúrbios de Aprendizagem,
2008.
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