terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Construção de maquetes com alunos portadores TDAH: uma proposta de recurso didático

 Construção de maquetes com alunos portadores TDAH:
 uma proposta de recurso didático
(Por Matheus Fernandes Verdan e Priscila Gonçalves Caetano / 8º Período: 2013.2)







                 
Em nossa atividade docente, precisamos saber que cada aluno traz consigo características que os distinguem dos demais e que, de certa maneira, em maior ou menor grau, interferem em seu processo de aquisição de conhecimento, seja a facilitá-lo ou a lhe impor algumas dificuldades que se adequadamente assistidas por profissionais qualificados podem não comprometer o processo de aprendizagem do educando.

Algumas dessas características estão enquadradas dentro de um
perfil de comportamento mais abrangente: os Distúrbios de Aprendizagem. Dentre eles, destacamos aqui o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

      - Quando os professores podem detectar que seus alunos têm traços de TDAH ?
                       
v 
rápida distração, perda de foco na realização de tarefas que necessitem de concentração;


                                          evitar
 
 


              palestras extensas e aulas expositivas

- O que o professor deve fazer quando perceber alguns desses sintomas?

O professor que porventura identifique o TDAH em algum de seus alunos deve conversar sobre o caso com a coordenação pedagógica e com a família. Caso o distúrbio seja diagnosticado por um médico especialista e psicólogo, o professor deve adotar em suas aulas práticas que facilitem a aquisição de conhecimento por esse aluno através da aprendizagem participativa e lúdica!


No caso das aulas de Geografia, o professor pode trabalhar com a construção de maquetes, isso porque elas possibilitam...

1) visualização, tendo em vista que os estímulos como cor, forma, dimensão, despertam a atenção dos alunos, sendo um facilitador da aprendizagem;

2) organização de trabalhos em grupo, o qual proporcionará a interação com outros alunos evitando uma eventual dispersão (TAVARES, 2008).

3) Aí também estão incluídas a confecção de mapas táteis, produção de fotos e desenhos


FONTE BIBLIOGRÁFICA:


BUENO, Miriam Rezende; AMARAL, Claudilene do Nascimento. Geografia e inclusão: práticas educativas para alunos desatentos. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA (EGAL), 2013. Disponível em: http://www.egal2013.pe/wp-content/uploads/2013/07/Tra_Vin%C3%ADcius-Ramos-da-Silva-Miriam-Rezende-Bueno-laudilene-do.pdf. Acesso em: 11 fev. 2014.

TAVARES, Hermínia Vicente. Apoio pedagógico às crianças com necessidades educacionais especiais DISLEXIA e TDAH. (Monografia). Faculdade de Medicina do ABC, Centro de Referência em Distúrbios de Aprendizagem, 2008. 
 

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