O que é distúrbio de aprendizagem?
É um transtorno no
processo cognitivo e no desenvolvimento de habilidades neuropsicomotoras, mesmo quando há recursos favoráveis para a aquisição de conhecimentos. Qualquer dificuldade ou
limitação de aprendizado não é diagnóstico de distúrbio, posto que pode estar
relacionado às consequências econômicas, sociais e educacionais que impedem o
indivíduo de ter acesso às oportunidades de aprender, isto é, às condições de
aprendizagem.
Presume-se que tais transtornos são
devidos a uma disfunção do sistema nervoso central resultando de fatores como
diferenças anatômicas, genéticas, atraso neuromaturacional, desequilíbrio
neuroquímico ou metabólico e severa deficiência nutricional (HARRIS e HODGES,
1995 apud ZORZI, 2004)
Deste modo, os
distúrbios de aprendizagem comprometem a habilidade do indivíduo de assimilar,
processar, analisar ou correlacionar informações.
O que não é distúrbio?
Distúrbio de
aprendizagem não é a mesma coisa que deficiência física, retardo mental,
são dificuldades de aptidão na leitura, escrita e limitação para aprender ou
resolver problemas matemáticos.
Exemplos de Distúrbios de aprendizagem:
• Hiperatividade
• Alexia
• Dislexia
• Agrafia
• Disgrafia
• Discaligrafia
• Discalculia
• Discalculia
gráfica
• Distúbios na
expressão e no pensamento:
• Distúrbio Cerebral Mínimo
Como identificá-los?
A criança para ser diagnosticada com distúrbio de aprendizagem deve ter
dificuldades significativas e que persistem no que diz respeito às habilidades
básicas de leitura, escrita e aritmética.
Tais como, segundo Jaime Luiz Zorzi (2004):
Fase pré-escolar
• Começa a falar mais tarde do que a
maioria das crianças
• Tem dificuldades para encontrar as
palavras apropriadas em situação de conversação
• Tem dificuldades para nomear rapidamente
palavras de uma determinada categoria
• Apresenta dificuldades com rimas
• Tem problemas para aprender o alfabeto,
dias da semana, cores, forma e números
• É extremamente agitada e facilmente se
distrai
• Apresenta dificuldades
para seguir ordens e rotinas
Fase escolar
inicial
• Demora para aprender as relações entre
letras e sons
• Apresenta dificuldades para sintetizar os sons e
formar palavras
• Comete erros consistentes de leitura e de
ortografia
• Tem dificuldades para relembrar sequências e
para dizer as horas
• Apresenta lentidão para aprender novas habilidades
• Tem dificuldades
em termos de planejamento
Fase escolar –
séries mais avançadas
• Apresenta lentidão para aprender prefixos,
sufixos, rota lexical e outras estratégias de leitura
• Evita leitura em voz alta
• Dificuldades
com os enunciados de problemas em matemática
- Soletra a mesma palavra de modos diferentes
• Evita tarefas envolvendo leitura e
escrita
• Tem dificuldades para lembrar ou compreender
o que foi lido
• Trabalha lentamente
• Tem dificuldades para compreender e/ou
generalizar conceitos
• Apresenta confusões em
termos de endereços e informações
Para saber mais:
Página com diversos
artigos http://www.dislexiadeleitura.com.br/artigos.php?codigo=51
Artigo de Jaime Luiz Zorzi http://www.cefac.br/library/artigos/2405420cdd61d3c9ba0387897e1316ed.pdf
Livro Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar organizadora SYlvia Maria Ciasca
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