terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Distúrbio de aprendizagem: conhecendo um pouco mais o assunto

O que é distúrbio de aprendizagem?

            É um transtorno no processo cognitivo e no desenvolvimento de habilidades neuropsicomotoras, mesmo quando há recursos favoráveis para a aquisição de conhecimentos. Qualquer dificuldade ou limitação de aprendizado não é diagnóstico de distúrbio, posto que pode estar relacionado às consequências econômicas, sociais e educacionais que impedem o indivíduo de ter acesso às oportunidades de aprender, isto é, às condições de aprendizagem.
        Presume-se que tais transtornos são devidos a uma disfunção do sistema nervoso central resultando de fatores como diferenças anatômicas, genéticas, atraso neuromaturacional, desequilíbrio neuroquímico ou metabólico e severa deficiência nutricional (HARRIS e HODGES, 1995 apud ZORZI, 2004)

            Deste modo, os distúrbios de aprendizagem comprometem a habilidade do indivíduo de assimilar, processar, analisar ou correlacionar informações. 

O que não é distúrbio?

            Distúrbio de aprendizagem não é a mesma coisa que deficiência física, retardo mental, são dificuldades de aptidão na leitura, escrita e limitação para aprender ou resolver problemas matemáticos.

Exemplos de Distúrbios de aprendizagem:

Hiperatividade
• Alexia
• Dislexia
• Agrafia
• Disgrafia
• Discaligrafia

• Discalculia
• Discalculia gráfica
• Distúbios na expressão e no pensamento:
• Distúrbio Cerebral Mínimo


Como identificá-los?

A criança para ser diagnosticada com distúrbio de aprendizagem deve ter dificuldades significativas e que persistem no que diz respeito às habilidades básicas de leitura, escrita e aritmética.

Tais como, segundo Jaime Luiz Zorzi (2004):

Fase pré-escolar

• Começa a falar mais tarde do que a maioria das crianças
• Tem dificuldades para encontrar as palavras apropriadas em situação de conversação
• Tem dificuldades para nomear rapidamente palavras de uma determinada categoria
• Apresenta dificuldades com rimas
• Tem problemas para aprender o alfabeto, dias da semana, cores, forma e números
• É extremamente agitada e facilmente se distrai
• Apresenta dificuldades para seguir ordens e rotinas


Fase escolar inicial

• Demora para aprender as relações entre letras e sons
• Apresenta dificuldades para sintetizar os sons e formar palavras
• Comete erros consistentes de leitura e de ortografia
• Tem dificuldades para relembrar sequências e para dizer as horas
• Apresenta lentidão para aprender novas habilidades
• Tem dificuldades em termos de planejamento



Fase escolar – séries mais avançadas 

• Apresenta lentidão para aprender prefixos, sufixos, rota lexical e outras estratégias de leitura
• Evita leitura em voz alta
• Dificuldades com os enunciados de problemas em matemática 
  • Soletra a mesma palavra de modos diferentes

• Evita tarefas envolvendo leitura e escrita
• Tem dificuldades para lembrar ou compreender o que foi lido
• Trabalha lentamente
• Tem dificuldades para compreender e/ou generalizar conceitos
• Apresenta confusões em termos de endereços e informações 


Para saber mais:




Livro Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar  organizadora SYlvia Maria Ciasca

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