quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Entrevista com o professor de Geografia sobre Distúrbio de Aprendizagem

   1 - Qual a reação de um professor, quando recebe um aluno com algum tipo de disfunção de aprendizagem?

A primeira reação é de preocupação. É sempre um desafio lidar com as limitações de um aluno. Principalmente, encontrar um ponto de partida através destas limitações para conduzir o seu desenvolvimento.

2 - A escola que você leciona oferece condições para este aluno?
Infelizmente não. As escolas públicas geralmente incluem os alunos com disfunção somente no diário escolar e transferem pros professores, na maioria despreparados para lidar com eles, a responsabilidade de incluí-los de fato.


3 - Os alunos recebem bem este coleguinha, existe algum tipo de preconceito?
O preconceito existe sim. Mas quando o professor conduz o preconceito de forma inteligente, pode fazer com que os alunos “normais” se tornem agentes no processo de aprendizagem dos alunos com disfunção de aprendizagem, o que facilita muito a relação entre eles.

4 E se a escola não oferecer condições o que você faz com este aluno e mais a turma, para dar andamento à aula?
Não é uma tarefa fácil. O aluno com disfunção exige mais recursos didáticos e tem um tempo diferenciado para atingir os objetivos. Muitas vezes me sinto frustrado quando percebo que isso não aconteceu. Por outro lado, me sinto estimulado a procurar novas maneiras de conduzi-lo ao aprendizado.

Obs.: O entrevistado preferiu não ter sua identidade divulgada.

Grupo responsável pela entrevista:
Maria Cecília Soares Cruz, Zilda Helena Siqueira Sá, Álvaro Alves, Israel Carvalho e Henrique Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário