1 - Qual a reação de um professor, quando
recebe um aluno com algum tipo de disfunção de aprendizagem?
A
primeira reação é de preocupação. É sempre um desafio lidar com as limitações
de um aluno. Principalmente, encontrar um ponto de partida através destas
limitações para conduzir o seu desenvolvimento.
2 - A escola que você leciona oferece condições para este aluno?
Infelizmente
não. As escolas públicas geralmente incluem os alunos com disfunção somente no
diário escolar e transferem pros professores, na maioria despreparados para
lidar com eles, a responsabilidade de incluí-los de fato.
3 - Os alunos recebem bem este coleguinha,
existe algum tipo de preconceito?
O
preconceito existe sim. Mas quando o professor conduz o preconceito de forma
inteligente, pode fazer com que os alunos “normais” se tornem agentes no
processo de aprendizagem dos alunos com disfunção de aprendizagem, o que
facilita muito a relação entre eles.
4 - E se a escola não oferecer condições o
que você faz com este aluno e mais a turma, para dar andamento à aula?
Não
é uma tarefa fácil. O aluno com disfunção exige mais recursos didáticos e tem
um tempo diferenciado para atingir os objetivos. Muitas vezes me sinto
frustrado quando percebo que isso não aconteceu. Por outro lado, me sinto
estimulado a procurar novas maneiras de conduzi-lo ao aprendizado.
Obs.: O entrevistado preferiu não ter sua identidade divulgada.
Grupo responsável pela entrevista:
Maria Cecília Soares Cruz, Zilda Helena Siqueira
Sá, Álvaro Alves, Israel Carvalho e Henrique Batista
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