A experiência do estágio supervisionado proporciona ao futuro professor
além da prática da sala de aula, um olhar reflexivo a respeito da educação
brasileira.
Eu, Priscila dos S. Caetano de Freitas, aluna do 8º período de Física do
IFF campus Campos- Centro, acho que é muito importante para um docente conhecer
metodologias de ensino, contudo, mais importante ainda é a prática pedagógica
no contexto escolar.
O estágio funcionou como um laboratório em que pude "testar"
métodos avaliativos diferentes e, de acordo com o conteúdo, perfil da turma e
modalidade de ensino, perceber o mais adequado naquele momento.
A avaliação utilizada na aula sobre luz foi a de mapa conceitual,
seguindo a teoria de mapas conceituais de Novak.
Os mapas conceituais de Novak são uma forma de por em prática a teoria de
Ausubel de aprendizagem significativa, em que os conceitos vão se entrelaçando
e/ou sendo esclarecidos.
Abaixo, encontra-se um exemplar do material avaliativo aplicado ao
PROEJA.
Depois da contextualização inicial,
da exposição e discussão do tema, foi aplicada a avaliação referente ao
respeito do tema, da seguinte forma:
Alguns conceitos ou palavras-chave foram suprimidas para que os alunos
pudessem associá-los, as palavras suprimidas eram dadas de forma aleatória.
Durante a correção, houve uma discussão maior, alguns conceitos foram
melhor reforçados ou interpretados e os alunos puderam sintetizar o conteúdo.
Por essa razão, eu particularmente gostei bastante desse método
avaliativo e de acordo com as minhas futura aulas, pretendo usar novamente este
método.
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