segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Avaliando com mapas conceituais

A experiência do estágio supervisionado proporciona ao futuro professor além da prática da sala de aula, um olhar reflexivo a respeito da educação brasileira.
Eu, Priscila dos S. Caetano de Freitas, aluna do 8º período de Física do IFF campus Campos- Centro, acho que é muito importante para um docente conhecer metodologias de ensino, contudo, mais importante ainda é a prática pedagógica no contexto escolar.

O estágio funcionou como um laboratório em que pude "testar" métodos avaliativos diferentes e, de acordo com o conteúdo, perfil da turma e modalidade de ensino, perceber o mais adequado naquele momento.

A avaliação utilizada na aula sobre luz foi a de mapa conceitual, seguindo a teoria de mapas conceituais de Novak.

Os mapas conceituais de Novak são uma forma de por em prática a teoria de Ausubel de aprendizagem significativa, em que os conceitos vão se entrelaçando e/ou sendo esclarecidos. 

Abaixo, encontra-se um exemplar do material avaliativo aplicado ao PROEJA.


Depois da contextualização inicial, da exposição e discussão do tema, foi aplicada a avaliação referente ao respeito do tema, da seguinte forma:
Alguns conceitos ou palavras-chave foram suprimidas para que os alunos pudessem associá-los, as palavras suprimidas eram dadas de forma aleatória.

Durante a correção, houve uma discussão maior, alguns conceitos foram melhor reforçados ou interpretados e os alunos puderam sintetizar o conteúdo.


Por essa razão, eu particularmente gostei bastante desse método avaliativo e de acordo com as minhas futura aulas, pretendo usar novamente este método.

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