Fote: site UOL
A tônica desta aula é proporcionar aos alunos a construção e o desenvolvimento do conceito de proporção, trabalhando com questões que envolvam a produção de lixo no Brasil.
Proposta da aula: Os alunos farão uma breve reflexão sobre a produção de lixo no Brasil, a partir da reportagem do Jornal Globo que retrata o Volume de lixo produzido versus o crescimento da população brasileira.
Apoś a apresentação da reportagem será trabalhada duas questões envolvendo proporção e que retratam a produção de lixo no Brasil.Atividades propostas:
1. Quantos caminhões seriam necessários para transportar o lixo do Brasil produzido em apenas uma semana?
OBS: o Brasil possui aproximadamente 200 milhões de habitantes e a quantidade de lixo que um caminhão carrega é relativamente constante, uma vez que os caminhões de lixo seguem um padrão
industrial estabelecido , este padrão é de aproximadamente 7 toneladas.
2. A queima de pneus é vilã na emissão de gases tóxicos na atmosfera. “No Brasil, são jogados fora 15 milhões de pneus por ano. Estima-se que 75% disso tudo é reciclado, e destes pneus reciclados, 25% são reutilizados para fazer outros pneus. Então, dos 15 milhões de pneus jogados no lixo, quantos são transformados em outros pneus?”.
A reportagem do Jornal O Globo se encontra no site: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/05/volume-de-lixo-cresce-em-proporcao-maior-que-populacao-brasileira.html
Atividade proposta por:
Ninna Jane da Silva Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário