sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O Lixo sem Rumo - Matemática e Sustentabilidade



                                                 Fote: site UOL

        A tônica desta aula é proporcionar aos alunos a construção e o desenvolvimento do conceito de proporção, trabalhando com questões que envolvam a produção de lixo no Brasil. 

        Proposta da aula: Os alunos farão uma breve reflexão sobre a produção de lixo no Brasil, a partir da reportagem do Jornal Globo que retrata o Volume de lixo produzido versus o crescimento da população brasileira.
        Apoś a apresentação da reportagem será trabalhada duas questões envolvendo proporção e que retratam a produção de lixo no Brasil.

      Atividades propostas:

1. Quantos caminhões seriam necessários para transportar o lixo do Brasil produzido em apenas uma semana?


OBS: o Brasil possui aproximadamente 200 milhões de habitantes e a quantidade de lixo que um caminhão carrega é relativamente constante, uma vez que os caminhões de lixo seguem um padrão
industrial estabelecido , este padrão é de aproximadamente 7 toneladas.


2. A queima de pneus é vilã na emissão de gases tóxicos na atmosfera. “No Brasil, são jogados fora 15 milhões de pneus por ano. Estima-se que 75% disso tudo é reciclado, e destes pneus reciclados, 25% são reutilizados para fazer outros pneus. Então, dos 15 milhões de pneus jogados no lixo, quantos são transformados em outros pneus?”.






A reportagem do Jornal O Globo se encontra no site: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/05/volume-de-lixo-cresce-em-proporcao-maior-que-populacao-brasileira.html




                                                                                                    Atividade proposta por:
                                                                                                 Ninna Jane da Silva Alves






Nenhum comentário:

Postar um comentário