Essa proposta de aula envolvendo Matemática e Sustentabilidade visa o reaproveitamento de materiais que poderiam ser descartados na natureza e que demorariam anos para se decomporem.
1.
Introdução
Desde o
início dos tempos, os homens buscam na natureza todos os recursos possíveis
para seu desenvolvimento e aperfeiçoamento científico. Porém, cada vez mais
vemos que essa busca desenfreada pelo crescimento fez com que os recursos
naturais começassem a se esgotar e, por isso, que fosse preciso recorrer a
técnicas de reutilização e redução no uso de materiais.
Por isso,
uma das formas de ajudar o planeta é a reutilização de materiais, descobrindo
maneiras criativas de reaproveitamento. Como, por exemplo, utilizar garrafas
plásticas ou chapas de raio-x para construção de sólidos geométricos.
2.
Matemática
e Sustentabilidade: a Geometria Espacial auxiliando o Reuso
O estudo de
sólidos geométricos pode ajudar na reutilização de materiais que iriam para
lixões ou oceanos e que demorariam bastante tempo para serem degradados pela natureza.
Por
exemplo, as garrafas plásticas. Se depositadas na natureza para se decomporem,
elas podem levar mais de 500 anos para serem totalmente degradadas, além de
apresentarem riscos para espécies de animais que confundem o material com
presas.
Outro
material bastante perigoso e que demora muito para ser decomposto na natureza
são as folhas plásticas utilizadas em chapas de raio-x. Esse material pode
levar de 100 a 1000 anos para sumir na natureza! Isso sem contar a radiação que
é liberada nos ecossistemas e que podem causar câncer e outras doenças em quem
ficar exposto a elas.
3.
Construindo
o material
Para a
construção do material utilizado nessa aula, foram utilizadas garrafas
plásticas e folhas de papel transparente para representar chapas de raio-x.
Na garrafa
plástica, foi cortado um cilindro para que pudesse ser estudado a área e o
volume desse sólido.
Fonte: Manual Bushcraft
Já na folha
transparente, foi construído um cubo para que pudesse ser estudado a área e o
volume deste.
Fonte: Embalo Arte
Depois dessa introdução e explicação, as fórmulas são desenvolvidas junto aos alunos, aproveitando o material concreto para que eles pudessem visualizar melhor o que estavam estudando. Depois, podem ser dadas questões de modo a verificar se os alunos compreenderam o que estava sendo ensinado.
Exemplos de questões:
I. Para o compostagem do lixo de uma cidade, foram
construídos dois reservatórios: um com formato cilíndrico e outro com formato
de cubo. Sabendo que ambos possuem a mesma altura e comportam o mesmo volume de
lixo, determine o tamanho do raio do reservatório cilíndrico em função do lado
do reservatório cúbico.
II.
O reservatório de água de certa cidade tem a forma de
um cubo e comporta o volume de 1 km³. Sabe-se que a população desta cidade
aumentará drasticamente e, por isso, a necessidade de água potável também. Por
isso, será construído um novo reservatório, que deverá comportar 1000 vezes mais
água do que o atual. Qual será o valor da área total do novo reservatório?
III.
Sabendo que a altura de um cilindro equilátero é igual
ao lado de um cubo, determine qual sólido geométrico tem o maior volume e qual
a razão entre o volume de ambos.
Aula proposta por:
Hugo Gandra de Araújo - 7° Período - Matemática
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