sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Matemática e Sustentabilidade: a Geometria Espacial auxiliando o Reuso









Essa proposta de aula envolvendo Matemática e Sustentabilidade visa o reaproveitamento de materiais que poderiam ser descartados na natureza e que demorariam anos para se decomporem.

1.    Introdução
Desde o início dos tempos, os homens buscam na natureza todos os recursos possíveis para seu desenvolvimento e aperfeiçoamento científico. Porém, cada vez mais vemos que essa busca desenfreada pelo crescimento fez com que os recursos naturais começassem a se esgotar e, por isso, que fosse preciso recorrer a técnicas de reutilização e redução no uso de materiais.
Por isso, uma das formas de ajudar o planeta é a reutilização de materiais, descobrindo maneiras criativas de reaproveitamento. Como, por exemplo, utilizar garrafas plásticas ou chapas de raio-x para construção de sólidos geométricos.

2.    Matemática e Sustentabilidade: a Geometria Espacial auxiliando o Reuso
O estudo de sólidos geométricos pode ajudar na reutilização de materiais que iriam para lixões ou oceanos e que demorariam bastante tempo para serem degradados pela natureza.
Por exemplo, as garrafas plásticas. Se depositadas na natureza para se decomporem, elas podem levar mais de 500 anos para serem totalmente degradadas, além de apresentarem riscos para espécies de animais que confundem o material com presas.
Outro material bastante perigoso e que demora muito para ser decomposto na natureza são as folhas plásticas utilizadas em chapas de raio-x. Esse material pode levar de 100 a 1000 anos para sumir na natureza! Isso sem contar a radiação que é liberada nos ecossistemas e que podem causar câncer e outras doenças em quem ficar exposto a elas.

3.    Construindo o material
Para a construção do material utilizado nessa aula, foram utilizadas garrafas plásticas e folhas de papel transparente para representar chapas de raio-x.
Na garrafa plástica, foi cortado um cilindro para que pudesse ser estudado a área e o volume desse sólido.

Já na folha transparente, foi construído um cubo para que pudesse ser estudado a área e o volume deste.


Fonte: Embalo Arte

Depois dessa introdução e explicação, as fórmulas são desenvolvidas junto aos alunos, aproveitando o material concreto para que eles pudessem visualizar melhor o que estavam estudando. Depois, podem ser dadas questões de modo a verificar se os alunos compreenderam o que estava sendo ensinado.

Exemplos de questões:
    I.  Para o compostagem do lixo de uma cidade, foram construídos dois reservatórios: um com formato cilíndrico e outro com formato de cubo. Sabendo que ambos possuem a mesma altura e comportam o mesmo volume de lixo, determine o tamanho do raio do reservatório cilíndrico em função do lado do reservatório cúbico.

II.    O reservatório de água de certa cidade tem a forma de um cubo e comporta o volume de 1 km³. Sabe-se que a população desta cidade aumentará drasticamente e, por isso, a necessidade de água potável também. Por isso, será construído um novo reservatório, que deverá comportar 1000 vezes mais água do que o atual. Qual será o valor da área total do novo reservatório?

III.  Sabendo que a altura de um cilindro equilátero é igual ao lado de um cubo, determine qual sólido geométrico tem o maior volume e qual a razão entre o volume de ambos.


Aula proposta por:
Hugo Gandra de Araújo - 7° Período - Matemática

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