quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Matemática e Sustentabilidade

  Esta atividade foi elaborada para uma turma de Ensino Médio que já tenha visto Porcentagem. Tem por abjetivo geral: Trabalhar a porcentagem utilizando a sustentabilidade.

  Proposta da atividade:  Iniciar a aula com uma conversa sobre Sustentabilidade (ex: perguntar aos alunos, o que eles entendem por sustentabilidade, o que eles fazem para levar uma vida sustentável, etc.).
                                     Em seguida, utilizar uma música que aborda o tema (ex: a música do cantor Jack Jhonson chamada "3R's" e a música pode ser encontrada no link http://www.youtube.com/watch?v=6Rw3PIn9hM0).
                                       Por último, resolver exercícios sobre porcentagem com a participação dos alunos (ex: ao final de cada questão, conversar com os alunos).

  Exemplo de questões para Atividade:

 1.  Em 2012, o Brasil produziu aproximadamente aproximadamente 8,9279x1010 de lixo, e 2,4x1010 desse lixo foram descartadas inadequadamente. Qual o percentual do lixo que foi descartado de maneira correta?

2.  Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de aproximadamente 110 litros de água por dia para atender suas necessidades de consumo e higiene. No Brasil estima-se que cada pessoa consome 127,27% a mais do valor estimado pela ONU. Quanto de água o brasileiro consome?


                                                                                                      Proposta sugerida por:
                                                                          Izabela Nogueira - Licencianda em Maremática, 7º p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário