Conteúdo: Funções: funções crescentes e funções decrescente
Série: 1.° ano do Ensino Médio
Objetivo: Instrumentalizar os alunos na leitura e análise
de gráficos, partindo de situações cotidianas que retratam as condições de
sustentabilidade do ambiente.
Funções crescentes, funções decrescentes
Uma
função y=f(x) é crescente em um intervalo contido no domínio f se, para
quaisquer x1 e x2 desse intervalo, ocorrer:
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Uma
função y=f(x) é decrescente em um intervalo contido no domínio D se, para
quaisquer x1 e x2 desse intervalo, ocorrer:
Exemplo: Analise a função y=f(x) representada no gráfico e escreva em que intervalos ela é crescente e decrescente.
Exercícios:
A Amazônia ocupa uma área de mais de 6,5
milhões de km² na parte norte da América do Sul, passando por nove países: o
Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana
Francesa.
85% dessa região fica no Brasil (5
milhões de km², 7 vezes maior que a França) em 61% do território nacional e com
uma população que corresponde a menos de 10% do total de brasileiros. A chamada
“Amazônia Legal” compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará,
Rondônia, Roraima e parte dos estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão perfazendo
aproximadamente 5.217.423km².
Quando falamos em desmatamento na
Amazônia é comum as pessoas confundirem a região citada acima com o estado do
Amazonas, o que limita a compreensão do verdadeiro problema que essa região
enfrenta. Em toda a região amazônica calcula-se que cerca de 26.000km são
desmatados todos os anos.
No Brasil, só em 2005 foram 18.793km²
de áreas desmatadas, sendo que uma das principais causas é a extração de
madeira, na maior parte ilegal. Segundo dados do Grupo Permanente de Trabalho
Interministerial Sobre Desmatamento na Amazônia, desde 2003 foram apreendidos
cerca de 701mil m³ de madeira em tora provenientes de extração ilegal.
Outras causas apontadas são os
crescimentos da população e da agricultura na região. Até 2004, cerca de 1,2
milhões de hectares de florestas foram convertidas em plantação de soja só no
Brasil. Isso porque desmatar áreas de florestas intactas custa bem mais barato
para as empresas do que investir em novas estradas, silos e portos para
utilizar áreas já desmatadas.
Além de afetar a biodiversidade (a
Amazônia possui mais de 30% da biodiversidade mundial), o desmatamento na
Amazônia afeta, e muito, a vida das populações locais que sem a grande
variedade de recursos da maior bacia de água doce do planeta se veem sem
possibilidade de garantir a própria sobrevivência, tornando-se dependentes da
ajuda do governo e de organizações não governamentais.
Nos últimos anos a Amazônia
Brasileira vem registrando a pior seca de sua história. Em 2005, alguns lagos e
rios tiveram sua vazão reduzida a tal ponto que não passavam de pequenos
córregos de lama, alguns até chegaram a secar completamente, ocasionando a
morte dos peixes. O pior é que esse efeito tende a se agravar com o tempo. Com
os rios secando e a diminuição da cobertura vegetal, diminui a quantidade de
evaporação necessária para a formação de nuvens, tornando as florestas mais
secas.
Contudo, diversas ações vêm sendo
tomadas pra impedir que o pior aconteça e preservar toda a riqueza
proporcionada pela Amazônia. ONG’s como o Greenpeace, SOS Mata Atlântica, WWF,
IPAM (Instituto de Pesquisas da Amazônia) e diversas outras entidades, realizam
campanhas e estudos com o objetivo de divulgar e facilitar o desenvolvimento
sustentável e a recuperação das áreas degradadas da Amazônia no Brasil. Quanto
às iniciativas do governo,
[1]
Disponível em: <http://www.infoescola.com/geografia/desmatamento-da-amazonia/>.
Acessado em: 10 de set. 2013.
Com base nos dados, indique os
intervalos de tempo em que a função é crescente, decrescente e constante.
O
derretimento das geleiras terrestres provocado pelo aquecimento global
contribuiu em um terço para a elevação do nível dos oceanos entre 2003 e 2009,
segundo novas estimativas mais precisas realizadas por um grupo internacional
de pesquisadores a partir de imagens de satélites.
"Pela
primeira vez, estamos prontos para estimar muito precisamente quanto estas
geleiras juntas contribuíram para a elevação dos oceanos", disse Alex
Gardner, professor de geografia da Universidade de Clark em Worcester, em
Massachusetts, principal encarregado deste estudo publicado esta quinta-feira.
As
maiores perdas de gelo ocorreram nas geleiras do Ártico canadense, no Alasca,
no sul dos Andes e no Himalaia.
As
geleiras fora das calotas glaciares da Groenlândia e da Antártica perderam, em
média, 260 bilhões de toneladas de gelo anualmente durante este período de sete
anos, provocando uma elevação de
"É
como um pequeno balde de água com um grande buraco no fundo: isto não durará
muito tempo, apenas um século ou dois, mas enquanto houver gelo nestas
geleiras, elas serão uma causa importante de elevação do nível dos
oceanos", explicou.
Segundo
as estimativas atuais, se todas as geleiras do mundo derretessem completamente,
o nível dos mares se elevaria
Mas se
todo o gelo na Groenlândia derretesse isto elevaria os oceanos em
Atualmente,
a elevação do nível dos mares é causada em um terço pelo derretimento das
geleiras terrestres, um terço pelo derretimento do gelo da Antártica e da
Groenlândia e o terço final, pela expansão térmica da água sob o efeito do
aquecimento global.
[1]
Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/ciencia/clima/perda-de-geleiras-terrestres-contribui-para-aumento-do-nivel-do-mar,66e375434c8ae310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html>.
Acessado em: 10 de set. 2013.
2) O gráfico abaixo representa a variação do nível do mar em função do tempo, em anos.
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Com base
nos dados, indique os intervalos de tempo em que a função é crescente, decrescente
e constante.
Por: Marcella do Nascimento
Aluna do 7.º período do curso de Licenciatura em Matemática
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