segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Matemática e Sustentabilidade: Economia de Água

Esta atividade foi elaborada para uma turma de 9°. ano do Ensino Fundamental. O objetivo é utilizar o tema sustentabilidade, especificamente economia de água, para introduzir noções de Regra de Três Simples.
Propõe-se iniciar a aula fazendo a leitura do seguinte texto:
Economize água
Apenas 0,01% dos ¾ de água que compõe a Terra é potável. Hoje 40% da população mundial enfrentam escassez de água para beber, situação que poderá se agravar nas próximas décadas por causa dos impactos provocados pela poluição e, principalmente, pelo desperdício. A cada dez litros distribuídos, estima-se que três sejam desperdiçados por descuido ou falta de atenção em atividades cotidianas. Quinze minutos de lavagem de carro com esguicho de mangueira, por exemplo, consomem 600 litros de água. Uma torneira aberta, enquanto se escova dentes, ou descargas demoradas no banheiro despendem respectivamente cerca de 15 a 20 litros. Vazamentos em torneira chegam a gastar 40 litros ao dia. De acordo com a Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, 40% dos 4,3 milhões de litros de água distribuídos diariamente na grande São Paulo são mal aproveitados. Além disso, é importante economizar água para o nosso próprio benefício, isso porque 63% do peso corporal de uma pessoa é formado por água.
Após a leitura, sugere-se a discussão do texto falando sobre as forma de se economizar água e o bem que isso traz para o Planeta. Depois da discussão, podem-se trabalhar as seguintes questões para introduzir a regra de três simples:
Exercícios Propostos
  1. Segundo o texto, a cada 10 litros de água distribuídos três são desperdiçados. Qual o desperdício de água em porcentagem?

  2. Qual o seu peso? Se 63% do seu peso corporal é formado por água, qual é o peso da água no seu corpo? Mediante a este resultado, qual a importância da água para sua vida?

  3. Suponha que um indivíduo queiro fabricar um quilo de aço, onde são usados 600 litros de água para a sua fabricação. Este indivíduo resolve obter a água a partir da economia da água desperdiçada durante a escovação dos dentes (segundo o texto, uma torneira aberta, enquanto se escova os dentes, despende cerca de 15 litros de água). Supondo que o indivíduo escove os dentes 3 vezes ao dia, qual será a sua economia diária de água se em cada escovação ele manter a torneira fechada? Quantos dias ele levará para produzir 1 quilo de aço?

Dica: Ao resolver essas questões é possível conversar com os alunos sobre as mesmas visando o tema economia de água.
Atividade proposta por: Marcela Ribeiro Maria – aluna da Licenciatura em Matemática – 7°. Período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário