Matemática e Sustentabilidade
Um Caminho Para A Economia De Energia Elétrica
Esse conteúdo teve como público alvo os alunos do terceiro ano do Ensino Médio.
Objetivo Geral:
Contribuir para a compreensão do termo sustentabilidade, a partir da resolução de problemas que envolvam porcentagem, interpretação de gráficos e tabelas.
Compreender a matemática como instrumento de análise de ação do homem no mundo, visando a sustentabilidade.
Objetivo Específico:
- Ler e interpretar gráficos, tabelas referentes a situações-problema dadas em aula;
- Calcular a porcentagem a partir dos valores presentes em situações-problema contextualizadas.
Primeiro foi proposto o tema a turma, diante disso iniciou-se uma reflexão sobre o assunto sustentabilidade com algumas perguntas, tais como:
- O que é sustentabilidade?
- O que vocês entendem sobre sustentabilidade?
- O que podemos fazer para contribuir com a sustentabilidade?
- Vocês sabem o que é energia elétrica?
- De onde vem a energia elétrica?
- Como a energia elétrica é gerada?
- Qual a importância da energia elétrica?
- Vocês se lembram de gráficos e tabelas?
- Vocês se lembram de porcentagem?
Depois das perguntas foi passado aos alunos duas contas de energia elétrica para que eles reconhecessem alguns valores e aprendessem a calcula-los.
Passado isso foi entregue uma apostila contendo algumas questões e foi pedido aos alunos que as resolvessem. Por fim as atividades foram corrigidas.
Atividades Propostas
1) Em uma residência, constatamos alguns aparelhos que utilizam energia elétrica para seu funcionamento: TV, Rádio, Geladeira, Ferro Elétrico, Chuveiro e Lâmpada Incandescente.
Nesta residência moram um casal e seus dois filhos: Pai (50 anos), Mãe (45 anos), filha (20 anos) e o filho (18 anos). Todas as noites a família se reúne para ver televisão num período de 4 horas diárias, ou seja, das 18 as 22 horas. Escutam rádio 2 hora pode dia, das 10h da manha às 12h da tarde. A mãe utiliza o ferro elétrico 2 vezes por semana em um período de 1 hora. O banho da casa acontece da seguinte forma: Mãe 15 min, fila 20 min, pai 10 min e o filho 10 min, dessa forma, diariamente a família utiliza o chuveiro durante 60 min = 1 horas. Na residência existem somente lâmpadas incandescentes, que são utilizadas ao longo do dia num total de 8 horas. A geladeira permanece ligada direto.
São dadas as potências dos aparelhos:
TV 29`` = 110 W
Rádio Pequeno = 10 W
Geladeira = 90 W
Ferro Elétrico = 1000 W
Chuveiro = 3800 W
Lâmpada = 100 W
2) Qual dos eletrodomésticos indicados gera maior gasto durante um mês em kWh/mês. Qual o custo em reais?
3) Colocar os dados encontrados em kw/h em um pictograma (gráfico de pizza), afim de determinar o maior consumo de energia.
4) Encontre o aparelho de maior consumo de energia elétrica. Será que podemos reduzir o consumo dele? Mostre em kWh/mês o consumo do aparelho e o valor em reais após a redução, fazendo uma comparação entre eles.
Obs: Observar o custo de energia nas faturas. Aqui no caso vamos
simular um valor de custo = R$ 0,30.
Para isso, precisamos utilizar a seguinte fórmula:
P.D.h
E = ---------- onde, E é a energia consumida pelo eletrodoméstico; P é a potência; D é o numero de dias de uso; h é o numero de horas.
1000
E = ---------- onde, E é a energia consumida pelo eletrodoméstico; P é a potência; D é o numero de dias de uso; h é o numero de horas.
1000
Elaborar uma tabela pode ajudar na visualização.
__________________________________________________________________________________
Nome: Andréia Gomes De Souza Oliveira
7º Período de Licenciatura em Matemática - 2013.1
Nenhum comentário:
Postar um comentário