sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Matemática e Sustentabilidade
Um Caminho Para A Economia De Energia Elétrica


Esse conteúdo teve como público alvo os alunos do terceiro ano do Ensino Médio.

Objetivo Geral: 
 Contribuir para a compreensão do termo sustentabilidade, a partir da resolução de problemas que envolvam porcentagem, interpretação de gráficos e tabelas. 
 Compreender a matemática como instrumento de análise de ação do homem no mundo, visando a sustentabilidade.

Objetivo Específico:
  • Ler e interpretar gráficos, tabelas referentes a situações-problema dadas em aula;
  • Calcular a porcentagem a partir dos valores presentes em situações-problema contextualizadas.
 Desenvolvimento da Aula:

 Primeiro foi proposto o tema a turma, diante disso iniciou-se uma reflexão sobre o assunto sustentabilidade com algumas perguntas, tais como:

  • O que é sustentabilidade?
  • O que vocês entendem sobre sustentabilidade?
  • O que podemos fazer para contribuir com a sustentabilidade? 
 Segundo, foram feitas perguntas sobre energia elétrica, como:

  • Vocês sabem o que é energia elétrica?
  • De onde vem a energia elétrica?
  • Como a energia elétrica é gerada?
  • Qual a importância da energia elétrica?
 Terceiro, foram feitas algumas perguntas:

  • Vocês se lembram de gráficos e tabelas?
  • Vocês se lembram de porcentagem?
 Tais perguntas foram feitas com o objetivo de conhecer a realidade do aluno.

Depois das perguntas foi passado aos alunos duas contas de energia elétrica para que eles reconhecessem alguns valores e aprendessem a calcula-los.

Passado isso foi entregue uma apostila contendo algumas questões e foi pedido aos alunos que as resolvessem. Por fim as atividades foram corrigidas.

Atividades Propostas

1) Em uma residência, constatamos alguns aparelhos que utilizam energia elétrica para seu funcionamento: TV, Rádio, Geladeira, Ferro Elétrico, Chuveiro e Lâmpada Incandescente.
Nesta residência moram um casal e seus dois filhos: Pai (50 anos), Mãe (45 anos), filha (20 anos) e o filho (18 anos). Todas as noites a família se reúne para ver televisão num período de 4 horas diárias, ou seja, das 18 as 22 horas. Escutam rádio 2 hora pode dia, das 10h da manha às 12h da tarde. A mãe utiliza o ferro elétrico 2 vezes por semana em um período de 1 hora. O banho da casa acontece da seguinte forma: Mãe 15 min, fila 20 min, pai 10 min e o filho 10 min, dessa forma, diariamente a família utiliza o chuveiro durante 60 min = 1 horas. Na residência existem somente lâmpadas incandescentes, que são utilizadas ao longo do dia num total de 8 horas. A geladeira permanece ligada direto.


São dadas as potências dos aparelhos:

TV 29`` = 110 W
Rádio Pequeno = 10 W
Geladeira = 90 W
Ferro Elétrico = 1000 W
Chuveiro = 3800 W
Lâmpada = 100 W 


2) Qual dos eletrodomésticos indicados gera maior gasto durante um mês em kWh/mês. Qual o custo em reais?




3) Colocar os dados encontrados em kw/h em um pictograma (gráfico de pizza), afim de determinar o maior consumo de energia.



4) Encontre o aparelho de maior consumo de energia elétrica. Será que podemos reduzir o consumo dele? Mostre em kWh/mês o consumo do aparelho e o valor em reais após a redução, fazendo uma comparação entre eles.



Obs: Observar o custo de energia nas faturas. Aqui no caso vamos simular um valor de custo = R$ 0,30.   
Para isso, precisamos utilizar a seguinte fórmula:
       P.D.h                                         
E = ---------- onde, E é a energia consumida pelo eletrodoméstico; P é a potência; D é o numero de dias de uso; h é o numero de horas.
       1000
Elaborar uma tabela pode ajudar na visualização.
 __________________________________________________________________________________


Nome: Andréia Gomes De Souza Oliveira
7º Período de Licenciatura em Matemática - 2013.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário