quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

A recompensa do esforço

O que me chamou a atenção neste período de estágio em escola pública foi a constatação da grande quantidade de jovens que encaram os estudos como uma diversão, um entretenimento e não como uma porta de esperança para um futuro diferente de muitos de seus pais.
Como em toda regra têm exceções, existem também aqueles alunos que ultrapassaram os obstáculos dos Bullyings escolares presentes na vida estudantil.
Aos alunos que conseguem terminar o Ensino Médio e que logo dão continuidade aos estudos através do Enem ou vestibular, ou ingressam em algum curso técnico, têm mais chances de um futuro promissor do que aqueles que param de estudar.
Outra questão que me chamou atenção foi o fato de muitos alunos da área rural estarem estudando zona urbana graças à viabilidade de transportes escolares mantidos pela prefeitura local. Esses alunos não pagam o veículo escolar já que as escolas que eles já estudavam foram desativadas.


Um comentário:

  1. Entra em questão a falta de disciplina dos alunos na sala de aula, um problema resultante de vários setores que podemos exemplificar estes como: família, sociedade, escola, professor e aluno. A questão é como se deve lidar com esta situação, primeiro o professor precisa de apoio da escola, que serão concluídos decisões sobre a análise de uma equipe que deve apoiar e esclarecer as melhores formas de se resolver estas questões em que não serão milagres e sim processos de transformações.
    O aluno deve ser incentivado a se julgar como um agente transformador, pois assim ele verá uma importância do estudo, vendo que ele tem como entender e mudar o que não agrada na sociedade, tirando de si a frustração de ter que aceitar tudo como estar, e fazendo o questionamento de estudar para quê?Pois a melhor forma de fazê-lo querer aprender é mostrando que a educação é uma porta de possibilidades de um mundo diferente. E que para isto aconteça é necessário mentes que compreendam como mudar este mundo.
    Claro que isto para ser executado onde há falta de disciplina e desinteresse deve ser aplicado com paciência, e utilizando de métodos que se possa contar com outros agentes, principalmente com a família e com a equipe da escola e não só o professor. Organizando projetos que não sendo agressivos mostre aos pais a sua importância e a necessidade de sua presença na educação dos filhos, sem transferências de responsabilidades cada um fazendo a sua parte para que no final resulte em um aluno com responsabilidades e noção de seu papel na sociedade em que ele pode se tornar um transformador, mas que para isto ele precisa da educação para compreender a sociedade que ele quer transformar e abrir possibilidades.
    Referências:
    Texto: Celso dos S. Vasconcellos, Os Desafios da Indisciplina em Sala de aula e na escola.
    Disponível: http:// www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_28_p227-252_c.pdf

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