Durante
todo o período do estágio, desde o quarto período, foi possível notar a
diversidade de comportamento e níveis de aprendizado presente na sala de aula.
Essa diversidade do corpo de alunos revela o tamanho do desafio que o professor
enfrenta ao exercer a docência. Porém, faz-se necessário destacar o desafio que
o alunado enfrenta ao se deparar com colegas de sala de aula com diferentes
características e capacidade de compreensão proposto em sala de aula. Pois, em
uma turma de 30 alunos do 1.° ano do Ensino Médio (turma na qual foi realizada
parte do estágio), existem diversos “tipos” de alunos, o que pode trazer
benefícios e malefícios ao professor e aos próprios alunos: O benefício, por
exemplo, realiza-se quando um aluno tímido possui uma dúvida mas não tem
coragem de perguntar ao professor perante a turma, já o aluno mais extrovertido
possui a mesma dúvida e pergunta ao professor e, por consequência, beneficia o
colega visto que o professor explicará tal dúvida ou dificuldade. O malefício
ocorre a partir do momento em que existe um aluno, ou determinado número de
alunos, que atrapalham a aula, falam enquanto o professor ministra a aula,
porém eles não possuem dificuldade de compreender o conteúdo proposto pelo
professor. Mas, isso acaba por atrapalhar outros alunos que prestam atenção na
aula e que possuem dificuldade de aprendizado. O conto a seguir enfatiza tal
problema enfrentado pelo professor e alunos nas salas de aula:
Na
turma do 1.° ano A existe um aluno chamado Manoel. Manoel é um aluno elogiado
pelos professores, no que tange a sua inteligência e sua capacidade de
compreensão. É um aluno comunicativo, simpático, extrovertido e alegre. Até aí,
só elogios. Porém, quando perguntados a respeito do comportamento em sala de
aula os professores dizem: - Manoel? Não para de falar um segundo. Sempre faz
brincadeiras com tudo e com todos, o que faz por muitas vezes desviar a atenção
da aula para ele. Durante o estágio na turma, foi possível perceber que Manoel
aprende o conteúdo rapidamente e logo depois começa com as brincadeiras. Isso
acarreta um problema sério, pois nem todos os alunos da turma possuem a
capacidade e rapidez de compreensão que ele possui. Ele não faz os exercícios
em sala de aula, e às vezes faz o de casa. Só que na hora da avaliação e
seminários, Manoel atinge as melhores notas da turma em todas as disciplinas.
Mas, alguns alunos sofrem com essas características de Manoel. A Ana é um
exemplo disso: ela se esforça para prestar atenção nas aulas e Manoel acaba por
dificultar a sua concentração. Assim, Manoel contribui de forma considerável
para o baixo rendimento de Ana, que já possui problemas de aprendizado.
Manoel
já conversou diversas vezes com a orientação educacional do colégio, os pais já
compareceram no colégio algumas vezes ao longo do ano letivo, mas seu problema
comportamental continuou. O que chamou atenção em Manoel foi a capacidade de
assimilar o conteúdo rapidamente, brincar e quando o professor parava a aula
para direcionar uma pergunta a ele a respeito do conteúdo, ele, na maioria das
vezes, sabia responder corretamente.
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ResponderExcluirO conto abordado seria necessário que o professor resgatasse o diálogo com o aluno, e por sua vez adequar às suas aulas de acordo com as necessidades de sua turma, aproximando- se mais com os respectivos problemas e enfrentá-los para que se consiga a um resultado favorável: que todos possam compreender o que está sendo explanado é de suma importância a todos. O professor deve ser firme e solidário ao mesmo tempo.
ResponderExcluirSegundo Celso dos S. Vasconcelos, a indisciplina referente aos alunos em sala de aula ultrapassa a escala local. A indisciplina é queixa constante de professores em todo o mundo.
Com a globalização se facilitou o acesso à informação, evidente que não atinge a todas as classes sociais, mas aonde chega, torna os alunos desinteressados, apáticos com o que está sendo dito pelo professor. A escola ainda não conseguiu acompanhar a evolução das tecnologias informacionais, sendo mais um fator dificultador dessa relação professor/aluno.