A escola era
agradável, o dia era quente e a sala de aula era mais quente ainda. Naquele
dia, durante a manhã mais ensolarada que o normal – e nem era verão, começa um
burburinho na sala A. O assunto certamente era o calor e a professora, coitada,
tentava levar a diante sua aula. O burburinho que começou na sala A já estava
tomando conta das salas vizinhas e em pouco tempo tomou a escola por completo.
Dona Lola, inspetora da escola, ficou responsável para manter os alunos em
sala, porém, naquele fatídico dia D. Lola não conseguia nem mesmo manter a sua
saia no lugar quem dirá os alunos. Lola, para os íntimos, muito atrapalhada,
porém competente trabalha na escola todas as manhãs com um belo sorriso no
rosto haja sol ou chuva. Desde o sinal de entrada até o de saída, D. Lola dá
voltas e mais voltas pelo corredor e com sua voz estridente gritava os alunos
para voltarem as suas salas. Meio a tanta gritaria e alvoroço, eis que Fabinho,
aluno do 1º ano do Ensino Médio, volta para sua aula (A). Era aula de Geografia
do professor Raimundo, mais conhecido pelos alunos como professor Mundo.
Fabinho logo juntou a sua galera do “fundão” – Dinho, Marô, Nando, Lucas e Flor
faziam parte da galera do “fundão” junto com Fabinho.
Professor Mundo era o queridinho da
turma, os alunos poderiam não gostar da disciplina, mas com certeza gostavam de
Mundo. O tema da aula, era sobre os climas brasileiros, mas vamos pular essa
parte e ir direto para a atividade aplicada por Mundo. Sempre criativo e
inovador, o querido professor trouxe uma proposta diferente do normal ao
sugerir que os alunos saíssem da sala de aula e fossem todos para a quadra
poliesportiva da escola. Fabinho e sua turma levantaram eufóricos e bem
agitados, passaram correndo por Lola quase atropelando a coitada que estava em
sua rota matinal. Sem entender nada, pobre Lola, corria toda atrapalhada atrás
dos alunos gritando para que os mesmos voltassem para sala. Na tentativa
frustrada de agarrar o braço de Marô – a namoradinha de Fabinho, Lola levou um
belo escorregão em meio ao corredor. Ela não se machucou, graças a Deus D. Lola
é bem durona, sabe?! Marô, entre risos, explicou a Lola o motivo de todos terem
saído da sala. – Foi o professor Mundo que pediu para irmos à quadra. O mal
entendido foi explicado, logo em seguida, pelo próprio professor, assim que
chegou a quadra.
D. Lola ainda inconformada com o
ocorrido questionou ao querido Raimundo:
- Mas o senhor não dá aula de Geografia? Quer
fazer o que na quadra poliesportiva? Com um sorriso sincero e um olhar furioso,
o professor Mundo respondeu:
- A Geografia
está em todas as partes, e a senhora é minha convidada para assistir a minha
aula.
A D. Lola avermelhou-se na hora e ficou na
espreita assistindo a aula do queridinho como quem não quer nada, mas com um
olhar bem desconfiado.
O professor Raimundo continuou sua
aula e aproveitou o calor excessivo daquele dia para explicar os alunos o
clima, e cá entre nós nada melhor do que ver a explicação e todo o processo
acontecendo em sua volta. Durante a explicação, Fabinho e Marô não paravam de
falar, e sem perder o título de queridinho Mundo pediu para Fabinho deixar de
azarar a Marô durante a aula para namorar no intervalo escondidinho. Que
comédia é esse Mundo, hein! A aula terminou e os alunos nem estavam doidos para
ir embora. A galera do “fundão” ou do Fabinho são “fechamento” com o professor
Mundo, e terminaram a aula com uma pérola digna de ser contada. De acordo com a
“galera”:
- Pow prof.
Geografia é mais legal que Educação Física, a próxima aula podia ser na
rua.
Raimundo que não é bobo nem nada,
aproveitou a empolgação e preparou um trabalho para a próxima aula buscando atender
ao pedido da sua “galera”. Muitas vezes para fazer uma aula atrativa, ou
simplesmente conseguir a atenção dos alunos é preciso muito pouco. Em um dia
caloroso e alvoroçado o nosso “queridinho” saiu melhor que a encomenda.
No conto o professor Raimundo, ou melhor: "Professor Mundo" como é conhecido pelos alunos, usa uma quadra poliesportiva para dá sua aula de geografia, sendo questionado pela inspetora de alunos.
ResponderExcluirO ensino de geografia tem como objetivo desenvolver o raciocínio crítico do aluno para que ele venha perceber de forma coerente e real o mundo à sua volta, mas, isso não acontece, poia a disciplina é considerada sem importância e cansativa.
Um problema que afeta profundamente as aulas de geografia é a falta de metodologias dinâmicas, inovadoras e motivadoras, conforme afirma Filizola e Kozel.
Apesar dos problemas expostos, podemos salientar que ha métodos que podem torna uma aula (geografia) muito mais interessante, onde para atrair a atenção dos discentes, (deixando para trás as aulas tradicionais), os métodos não precisam ser sofisticados, precisam apenas de criatividade e planejamento, e foi o que o professor "Mundo" fez. Aproveitou o espaço da quadra, o calor excessivo daquele dia, para explicar os alunos sobre clima. Os discentes aprovaram a aula, e aprova é que eles sugeriram ao professor uma aula na rua- traduzindo uma aula de campo.Nada mais gratificante para um professor, ver que sua criatividade trouxe aprendizado, que o objetivo foi alcançado.
Para fazer uma aula atrativa, é preciso muito pouco, hoje temos vários recursos à nossa disposição, a tecnologia é essencial na sala de aula, cada vez mais a utilização do computador esta presente no processo ensino-aprendizagem, a utilização dos recursos didáticos torna-se indispensável isso torna a aula mas dinâmica e atraente.
Referências:
http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1404098684_ARQUIVO_GeografiaeEnsinoDesafiosePossibilidades.pdf
http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/Poster/P%20%286%29.pdf
Filizola, Roberto; Kozel, Salete Teoria e Prática do Ensino de Geografia: Memórias da Terra. São Paulo: FTD. 2009. 26p.
A geografia na sala de aula/organizadora Ana Fani A. Carlos. 8ª edição. São Paulo: Contexto. 2007.
Tecnologia da Educação. MELLO, Ro