quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O ENCANTO DE UM CONTO GEOGRÁFICO

Certa vez, em uma escolhinha que se chamava Riacho Molhado, havia uma turma de 9.° ano, que era composta por 34 aluninhos presentes.
Nessa turminha, destacavam-se por seu caráter e poder de dispersão das aulas um grupinho, que era denominado de Club do Boloinha. O Club do Bolinha, era formado por Clóvis, Eurípedes, Francisquinha, Valdo e Alessandra Janaína.
Durante as aulas ministradas pela professora Fernanda Militão, a inquietude e os zumbidos na sala era constantes, provocados pelo Club do Bolinha. A professora Fernanda Militão ao ver todo aquele barulho, chamava-os a sua atenção, no entanto, era questão de minutos para que todo aquele “zum zum zum “ voltasse a circular pela sala e a aula novamente ser interrompida.
No entanto, certa vez, quando apareceu um estagiário, cujo nome estranhamente era chamado de “Marte”, e começou a freqüentar as aulas da professora Fernanda Militão, a turma receosa começou também a observar Marte.
Alguns dias se passaram, e Fernanda Militão concedeu uma de suas aulas para que Marte já “conhecendo a turma”, pudesse lecionar a respeito de um determinado tema que até então era tachado como Chato pela turma em geral. Chegado o Dia, Marte chega na sala, e antes mesmo do boa tarde, Alessandra Janaína, Valdo e Clóvis o recepcionam logo com uma pergunta: Será você que dará aula hoje? Marte respeitosamente responde dizendo que sim, e que além disso, a aula seria na sala de vídeo.  Logo que souberam que a aula seria ministrada na sala de vídeo, Eurípedes e Francisquinha foram os primeiros a correr para a sala para marcar seus lugares no “fundão”.
Começado a aula, Marte conversou um pouco com a turma, e logo anunciou que a turma assistiria um vídeo que ajudaria no entendimento da aula. O vídeo começou e a turma se calou! Depois que terminou o vídeo, Marte levantou algumas provocações a respeito do tema, relacionando com a vivência dos alunos, e os mesmos participaram ativamente, até mesmo o Club do Bolinha. Contudo, ao término da aula, a turma sorridente, agradeceu a Marte, e disse que sua aula poderia substituir as da professora Fernanda Militão, pois segundo eles, as aulas eram chatas, monótonas e sempre se remetiam aos contextos históricos, enfatizando-os como se fosse uma aula de história.

Dias depois, a professora Fernanda Militão em conversa com Marte, contou que ficou surpresa com o comportamento da turma e que as mesmas adoraram a aula dada por Marte. Ao longo da conversa, Fernanda Militão contou para Marte que sua formação era em História, e a partir daí, Marte foi capaz de entender o porquê de a turma ter esse comportamento, pois as aulas de Geografia, na verdade estavam virando aulas de Histórias.

Um comentário:

  1. O fato relatado no texto é mais comum do que podemos imaginar. Dados de 2014 apontam que 81,7% dos professores que atuam na Geografia possuem licenciatura e destes apenas 56,8% são licenciados em Geografia. Desde 2009, existe o PARFOR (Plano de Ações Articuladas para Formação de Professores), que "[...] propõe políticas voltadas para três frentes, sendo: a) Primeira Licenciatura, destinadas aos professores em exercício na Educação básica e que não possuem nenhuma graduação; b) Segunda Licenciatura àqueles em exercício na Educação Básica, porém fora da sua área de formação específica (ex: professor de História ministrando aulas de Sociologia); c) Formação Pedagógica aos Bacharéis em exercício na Educação Básica, porém sem a formação pedagógica que lhe garanta o efetivo exercício da docência na sua especificidade (ex: o engenheiro civil ministrando aulas de matemática)." Falando sobre o uso das TIC's, é importante lembrar que em sala de aula, promovem maior compreensão dos conteúdos, já que é possível ilustrar todo conteúdo. Segundo PRADO (1999) para não transformar as mídias em algo obsoleto em sala de aula,
    "É preciso investir na formação do professor, propiciando o desenvolvimento de sua capacidade crítica, reflexiva e criativa. Dessa forma, não basta o professor aprender a operacionalizar o computador, isto é, saber ligar e colocar um software para o aluno usar. O professor precisa vivenciar e compreender as implicações educacionais envolvidas nas diferentes formas de utilizar o computador, a fim de poder propiciar um ambiente de aprendizagem criativo e reflexivo para o aluno (PRADO, 1999, p. 4)."
    Não basta oferecer a mídia, tem que usá-la a seu favor. No caso relatado no conto, pouco adiantaria a professora Militão utilizar a TIC's como fez o professor Marte, já que a mesma não possui sua formação em Geografia interferindo, desta forma, no seu olhar reflexivo-crítico obre o conteúdo e a forma de trabalhá-lo.

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