sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

História de uma adolescente

Quando acompanhei as aulas como estagiária co-participativa, ajudei a professora Sandra a aplicar um trabalho, que foi uma apresentação em grupo, e uma aluna me chamou muito a atenção. Luana era uma adolescente de 17 anos e ainda se encontrava no 1° ano do Ensino Médio e na apresentação dela, enquanto todos os alunos levavam com seriedade aquele trabalho, ela levava tudo na brincadeira. Quando foi informar a nota a aluna, a professora Sandra falou: - Sua Nota! Zero de novo Luana, você ainda não se acostumou com isso!? Quando ouvi isso, fiquei perplexa!

Outro dia, quando estava em sala, na hora do intervalo, Luana veio conversar comigo. Perguntou por que eu havia escolhido a profissão de professora. Falei para ela sobre minha paixão por Geografia e da importância do professor na nossa formação pela vida. Ela me ouviu atenta. Então, aproveitei para perguntá-la por que havia apresentado o trabalho daquela forma. Então, ela começou a me falar da vida dela. Disse que tinha os pais separados, a mãe não se importava com ela, a avó que ela mais amava havia falecido há duas semanas, e o pai dela ha dois anos que não a procurava. Ela me falou que ninguém se importava como estava indo na escola e que ela estava desmotiva para seguir. Isso me levou a uma série de reflexões sobre o comportamento da Luana e dos demais alunos.

Um comentário:

  1. A grande problemática encontrada no contexto educacional contemporâneo, é justamente, a questão da desmotivação dos alunos, sobretudo nos segmentos escolares mais avançados, no que acaba por gerar o grande índice de evasão escolar e repetências. Acredita-se, que grande parcela dos alunos que perdem o foco escolar e o interesse pelos estudos, acabam por se afastar do ambiente educacional, podendo gerar graves consequências, como o baixo rendimento ou até mesmo a evasão ou repetência.
    Em relação ao conto apresentado, destaca-se a importância do papel do professor, assim como toda a unidade escolar, em estar sempre motivando seus alunos, de modo que os mesmos sempre se sintam “renovados” e com o foco educacional sempre ativo, pois a partir do momento em que o aluno por algum motivo – seja ele interno ou externo ao ambiente escolar, como foi o conto apresentado – se vê desmotivado, desacreditado em seu próprio potencial, eles acabam por “interromper/bloquear” o processo de aprendizagem.
    Neste sentido, uma possível solução para que o grande desafio docente encontrado atualmente, seja de tentar compreender o contexto social no qual aquele aluno está inserido, ou seja, o profissional da educação, deverá observar a singularidade de cada educando, pois dessa forma, poderão ser desenvolvidas atividades que venham a atrair e despertar o interesse no ambiente escolar, bem como (re)acender a capacidade de seu potencial.
    De acordo com CARVALHO; PEREIRA; FERREIRA, em seu artigo que fala sobre a (des) motivação, salienta que:

    [...] ainda que para o professor compreender o que motiva os alunos, é necessário que o mesmo estude o contexto da aprendizagem, das individualidades dos alunos, bem como suas ideias prévias e tire conclusões que estejam contempladas em seu planejamento de ensino. Assim, o professor tem a possibilidade de selecionar os conteúdos que despertem o interesse dos alunos, aqueles para os quais eles se sintam mais motivados a aprender. (CARVALHO; PEREIRA; FERREIRA, 2010).

    Dessa forma, cabe a cada educador, assim como a comunidade escolar em sí, procurar interpretar e entender a realidade e o contexto social no qual aquele aluno está inserido. Conforme apresentado no conto, a professora não buscou analisar a contexto do aluno, de forma que a mesma ao relatar a nota da aluna, a desmotivou cada vez mais, expondo-a perante a classe, e fazendo com que a aluna se sentisse inferior ou incapaz.

    Referências:

    Artigo “A (DES) MOTIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: QUAIS OS FATORES ENVOLVIDOS?

    https://www.ufpe.br/ce/images/Graduacao_pedagogia/pdf/2007.2/a%20desmotivao%20da%20aprendizagem%20de%20alunos%20de%20escola.pdf

    DESMOTIVAÇÃO EM SALA DE AULA: UM DESAFIO PARA OS EDUCADORES NA CONTEMPORANEIDADE

    http://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/sociais-plicadas/psicologia/desmotivacao-em-sala-de-aula-um-desafio-para-os-educadores-nacontemporaneidade/

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