quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

O Aluno que não estava lá

Durante o estágio do 7º período do curso de Licenciatura em Geografia, acompanhei várias turmas do 1º ao 3º ano. Notei vários alunos com dificuldade na matéria, mas um específico chamou minha atenção.
            Em uma das turmas do 1º ano. João ficava “voando” durante toda a aula.
Quando o professor o questionava ou solicitava sua participação, ele nunca sabia o assunto que estava sendo tratado. Nas poucas vezes em que o aluno participava, ele fazia perguntas muito abaixo do esperado para o nível da turma.
            Na reunião do Conselho de Classe, soube que esse aluno agia dessa maneira em todas as outras matérias, ele se desligava das aulas e não acompanhava as atividades desenvolvidas, sua participação só acontecia quando o professor solicitava. Como a turma era pequena,  contava com -  aproximadamente -  13 alunos, era fácil perceber sua falta de atenção, exigindo que o professor sempre o abordasse.

            Quase no final do estágio, eu abordei o João e perguntei o que acontecia com ele já que eu percebia que ele estava meio desligado. Ele me disse que trabalhava durante o dia e ficava muito cansado para acompanhar as aulas no período noturno.

Um comentário:

  1. Boa tarde a todos ,meu nome é Wederson,curso o 8º período de Geografia /IFF e posso falar com tranquilidade desse problema ,pois vivo o mesmo todos os dias,não é facil trabalhar e estudar ,mas existe um caminho que passa pela organização e planejamento do seu tempo,não quer dizer que devemos transformar um dia de 24h em um dia de 30horas,isso nunca sera possivel,devemos planejar o tempo,para conciliar nossas atividades a ele,um bom planejamento permite não acumular compromissos escolares e manter nossa atenção em sala,uma boa noite de sono é tambem primordial.

    "Planejar o tempo de forma adequada, não é
    exatamente a distribuição em "tantas horas" de estudo,
    e sim, buscar garantir um estudo eficiente por um
    período de tempo. Esse fato é importante porque
    muitas vezes, mesmo possuindo habilidade para os
    estudos, esta não será de grande utilidade se o aluno
    não dispuser adequadamente seu tempo ao empregá-la
    (CARELLI; SANTOS 2003).

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