Durante o estágio do
7º período do curso de Licenciatura em Geografia, acompanhei várias turmas do
1º ao 3º ano. Notei vários alunos com dificuldade na matéria, mas um específico
chamou minha atenção.
Em uma das turmas do 1º ano. João
ficava “voando” durante toda a aula.
Quando
o professor o questionava ou solicitava sua participação, ele nunca sabia o
assunto que estava sendo tratado. Nas poucas vezes em que o aluno participava,
ele fazia perguntas muito abaixo do esperado para o nível da turma.
Na reunião do Conselho de Classe,
soube que esse aluno agia dessa maneira em todas as outras matérias, ele se
desligava das aulas e não acompanhava as atividades desenvolvidas, sua
participação só acontecia quando o professor solicitava. Como a turma era
pequena, contava com - aproximadamente - 13 alunos, era fácil perceber sua falta de
atenção, exigindo que o professor sempre o abordasse.
Quase no final do estágio, eu
abordei o João e perguntei o que acontecia com ele já que eu percebia que ele
estava meio desligado. Ele me disse que trabalhava durante o dia e ficava muito
cansado para acompanhar as aulas no período noturno.
Boa tarde a todos ,meu nome é Wederson,curso o 8º período de Geografia /IFF e posso falar com tranquilidade desse problema ,pois vivo o mesmo todos os dias,não é facil trabalhar e estudar ,mas existe um caminho que passa pela organização e planejamento do seu tempo,não quer dizer que devemos transformar um dia de 24h em um dia de 30horas,isso nunca sera possivel,devemos planejar o tempo,para conciliar nossas atividades a ele,um bom planejamento permite não acumular compromissos escolares e manter nossa atenção em sala,uma boa noite de sono é tambem primordial.
ResponderExcluir"Planejar o tempo de forma adequada, não é
exatamente a distribuição em "tantas horas" de estudo,
e sim, buscar garantir um estudo eficiente por um
período de tempo. Esse fato é importante porque
muitas vezes, mesmo possuindo habilidade para os
estudos, esta não será de grande utilidade se o aluno
não dispuser adequadamente seu tempo ao empregá-la
(CARELLI; SANTOS 2003).