quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Eu, meu projeto e eles

Era um grande desafio, tentar fazer com que a turma inteira interagisse com a proposta que tínhamos levado, no começo, meus olhos transpareciam medo, de que algo  não desse certo, mas tinha ao meu lado grandes companheiros que me passavam muita segurança. Então, preparamos um grande projeto enchemos o peito de esperança e com muita ansiedade partimos para a prática. Organizamos a ordem de quem ia apresentar o projeto, e assim deu início com a amiga Ana apresentando nossa proposta, os alunos mostraram pouco interesse. A fim de tentar reverter a situação, argumentei, porém, pouco consegui. Então, uma próxima etapa viria, íamos recolher as fotos que tínhamos pedido no momento anterior, e realmente não estávamos com muita sorte, poucos atenderam e comprometeram o projeto. Resolvemos então dar um último prazo e reunimos o material que precisávamos. Com muita expectativa, aguardamos a última fase do projeto que seria a exposição do material recolhido.

            Até que chegou o grande dia, entramos na sala de aula. Era  um dia muito quente e a sala estava super lotada, como se configura o cenário da maiorias das escolas publicas. Assim então, começamos a montar todos os equipamentos para a apresentação. Entretanto, percebemos que os equipamentos não funcionavam,. Olhávamos um para o rosto do outro, com muito desespero e medo de que tudo fosse por água abaixo, até mesmo com a ajuda dos alunos, nada funcionava...  até que no meu auge de desespero, olhei para Drummond e disse: vamos apresentar mesmo sem apoio digital?. O desespero estava estampado nas faces de  todos ali. Segui o que tínhamos combinado com as mãos trêmulas e a voz embarcada apresentei as imagens recolhidas e assim foi se tornando o que parecia um fracasso um grande sucesso. A turma, inicialmente desinteressada, foi contagiada por aqueles que acreditaram e a troca de conhecimento cultural e científico acabou sendo enriquecedor e o que parecia ter um final trágico e fracassado se tornou um grande sucesso, conseguimos transformar um limão em uma limonada!

Um comentário:

  1. Estar dentro de sala de aula como educador em pleno século XXI, tornou-se um desafio muito maior do que o esperado anteriormente. A globalização acarretou em uma série de transformações na formação dos professores e nas perspectivas do ensino/aprendizagem, onde a educação se viu obrigada a romper com os parâmetros tradicionais de ensino.

    A introdução de tecnologias nas escolas serve como ferramenta de conhecimento importante, já que o desinteresse dos alunos torna-se cada vez maior, o uso das inovações tecnológicas em sala acaba atraindo-os e gerando uma mudança no cotidiano escolar.

    Porém, infelizmente, ainda esbarramos nas adversidades e na precariedade do sistema público, oferecer um ensino de qualidade com estruturas que possibilitem o acesso universalizado ainda é o grande desafio. Por isso, como no conto Eu, meu projeto e eles o uso da ferramenta tecnológica como auxílio didático não deve, e nem foi, o principal recurso do professor, apesar de importante, essas ferramentas ainda são falhas e mais do que nunca o conhecimento do professor deve sobressair.

    No entanto, é cada vez maior as dificuldades dentro de sala de aula, não só com a aplicação dos recursos audiovisuais, mas com todas as limitações encontradas. Cada vez mais o professor tem que transformar um limão em uma limonada.

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